Dar banho em gato: pode ou não? É realmente prejudicial à saúde deles?
De fato, os gatos são conhecidos por seus hábitos de higiene. Com suas línguas, eles geralmente conseguem se manter limpos sem qualquer intervenção ou ajuda de seus tutores.
Contudo, há situações e certos tipos de pelagem que podem precisar de uma ajuda extra na higienização.
Como existem muitas dúvidas sobre esse assunto e a decisão de dar ou não banho no seu felino exige uma avaliação cuidadosa, nós preparamos esse post para te ajudar. Acompanhe!
Se você está se perguntando sobre dar banho em um gato e se é realmente necessário, saiba que a resposta é não. A maioria dos gatos, especialmente raças de pelo curto, são excelentes em auto-limpeza.
E além dos gatos ficarem muito estressados, o banho remove os feromônios da pele, substâncias químicas produzidas pelo próprio corpo e estão relacionadas com a sensação de bem-estar e com a identidade do animal.
É justamente por isso que é muito comum ver o gato se lambendo após o banho em casa ou no pet shop, pois ele está tentando repor essa substância.
De forma geral, escovar o seu felino diariamente, já ajuda a remover sujeiras, pele e pelos mortos, ajudando a manter a pelagem bonita e saudável.
Gatos de pelos médios e compridos também se beneficiam da escovação, mas podem necessitar de tosa para manter a higiene da pelagem e das partes íntimas.
No entanto, existem algumas situações que optar por dar banho a seco ou utilizar lenços umedecidos não será o suficiente para remover a sujeira ou manter seu gatinho saudável, como:
Mas, mesmo diante das condições que listamos no tópico acima, o banho em gato nunca deve ser frequente.
De forma geral, o banho em gato com água deve ser realizado somente a cada 4-6 semanas, dependendo da frequência com que se limpam e do ambiente em que costumam estar.
Só você conhece a personalidade e os níveis de agressividade do seu bichano, o que pode ser um fator decisivo na hora de dar banho nele.
Gatos que tomam banho regularmente desde filhotes são os mais propensos a tolerar o banho como um gato adulto.
Já aqueles que não tiveram esse hábito quando pequenos, podem apresentar muita hostilidade. Então, você precisa considerar se vale a pena o estresse (para você e seu gatinho).
Se a sujeira for realmente muito grande, ou a necessidade de dar banho gato tiver relação com algum problema de saúde, aqui vão algumas dicas para tornar a experiência menos tensa:
Recompense o seu gato por se comportar. Petiscos, elogios e brincadeiras depois podem ajudar seu gato a aceitar melhor a ideia da hora do banho, para que não seja tão difícil na próxima vez.
Se você leu tudo isso e ainda estremece só de pensar em dar banho no seu gato, pode sempre recorrer a um profissional.
Seja qual for a sua escolha, com o iPatas tudo fica mais fácil!
Se o banho em gato for em casa, compre os produtos pelo nosso app e receba em casa, em minutos através do nosso delivery.
Agora, se você prefere que um profissional, mais preparado, dê banho e/ou tose o seu gatinho, basta entrar no aplicativo, escolher um pet shop próximo a você e agendar!
Viu como é fácil?
Está no Paraná? Então, faça como centenas de tutores de pets e torne-se você também um iPatas Lover! Baixe agora o aplicativo!