O planejamento financeiro para pet shop é um dos pilares mais importantes quando o assunto é o sucesso do seu negócio.
Os empresários mais bem-sucedidos sabem que se a matemática não funcionar, seu negócio não está em um bom caminho.
Afinal, um plano financeiro não só ajuda a fazer com que as portas continuem abertas em tempo difíceis, como a pandemia, como revelam possíveis limitações e oportunidades para o seu crescimento.
Nem toda empresa precisa de um plano financeiro, mas toda empresa pode se beneficiar de um.
Criar um planejamento financeiro para pet shop força você a considerar não apenas onde está agora, mas também onde deseja estar e como quer chegar lá.
A maioria das empresas não cresce acidentalmente; ele é geralmente o resultado de muito trabalho. Mas sem metas específicas em mente, você pode trabalhar duro e ainda assim não conseguir atingir seus objetivos, porque seus esforços podem não estar focados nas coisas que podem ajudar a expandir seus negócios.
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Existem três componentes principais que você precisará para criar um plano financeiro sólido:
Muitos empresários não conseguem atingir seus objetivos porque não se preparam proativamente e planejam expandir.
Mesmo os pet shops que estão indo bem podem cair na armadilha de esperar que o crescimento simplesmente “aconteça” quando, na realidade, muitas vezes é preciso um esforço sustentado para expandir um negócio.
E é justamente isso que esse planejamento financeiro irá te fornecer: um passo a passo sólido de como expandir seu negócio revendo seus processos internos e aprimorando-os.
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Um planejamento financeiro para pet shop irá te mostrar com clareza, onde o dinheiro está concentrado, se o lucro que você está obtendo é o suficiente para expandir e principalmente, quais são as despesas e problemas mais alarmantes.
Então, listamos a seguir algumas dicas para te ajudar nas contas do seu negócio. Confira.
Nunca misture suas finanças pessoais com as da empresa. Determine sempre um salário fixo para você, assim como uma verba para investir no próprio negócio.
Também é fundamental tentar manter um fundo de emergência para gastos inesperados e que podem interromper ou atrapalhar seu funcionamento.
Após reunir informações importantes como a margem de lucro, receita, custos e objetivos do seu pet shop, o próximo passo é definir um orçamento.
O orçamento vai ser seu principal guia na hora dos gatos, mantendo o financeiro da sua loja saudável e impedindo a formação de dívidas.
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Através da criação de um planejamento financeiro para pet shop você conseguirá visualizar quais gastos são desnecessários ou podem ser diminuídos.
Ao reduzir as despesas, você aumenta a quantia disponível para realizar investimentos na própria loja ou direciona esse valor para um fundo de emergência.
Mas, atenção! Esse levantamento de custos deve, se possível, ser realizado de forma recorrente, seja mês a mês, a cada trimestre, semestre ou de forma anual.
Assim, é possível acompanhar de perto que gastos estão aumentando e promover ações para reduzi-los recuperando um valor importante para impulsionar o crescimento da loja.
O capital de giro refere-se a reserva financeira que uma loja precisa para funcionar. O giro é justamente o ciclo de vida do capital, que tem início no pagamento dos fornecedores e termina quando todas as vendas realizadas em um período determinado são finalmente quitadas.
Portanto, o capital de giro é o montante que sua loja precisa ter nesse ciclo contando todas as entradas necessárias para bancar as saídas.
O que acontece, é que muitos pet shops não dão atenção devida ao capital de giro, funcionando muitas vezes no vermelho e devendo os fornecedores.
Isso ocorre, principalmente, quando as vendas são feitas em muitas parcelas, fazendo com que demore muito tempo para que o dinheiro retorne e feche o ciclo.
E sem o dinheiro disponível, a negociação com fornecedores fica muito mais difícil, o que pode aumentar os preços e dificultar suas vendas.
O ideal é registrar tudo: números de vendas, formas de pagamento, despesas, quantidade de dinheiro no caixa e gastos inesperados.
Mantenha essas informações sempre atualizadas para planejar melhor o mês do seu pet shop.
Se o seu pet shop, além de comercializar produtos para pets, também conta com um banho & tosa, clínica veterinária ou presta algum outro serviço, analise o faturamento e os gastos de cada um separadamente. Ou seja, acordo com o centro de custos.
Dessa forma, é possível visualizar com mais clareza qual possui as maiores despesas, qual possui os melhores resultados e se eles valem ou não a pena.
A partir dessa análise, você pode optar por descontinuar o pior deles e investir no mais promissor, ou seja, no que vai aumentar o seu lucro.
Esse tipo de análise individual também pode ser realizada com diferentes produtos, de forma individual ou por categorias como: higiene, medicamentos, rações, brinquedos, acessórios, etc.
Assim, você pode dar mais destaque aos campeões de venda e descontinuar os que têm pouca saída.
Aqueles que estão encalhados no estoque podem ser utilizados para a realização de promoções, recuperando parte do investimento e atraindo novos clientes.
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