Gato mordendo? Esse comportamento tem solução e explicação!
Os gatos são predadores natos e, como tal, ações aparentemente agressivas, como morder, atacar e arranhar, constituem uma grande parte de suas brincadeiras.
Permitir e encorajar esse instinto natural é importante para os felinos, mas há uma linha tênue entre se envolver em brincadeiras estimulantes e permitir um comportamento agressivo.
Para achar um equilíbrio entre mordidas que machucam e mordiscar de leve, existem algumas coisas que você pode fazer. Vem descobrir o quê!
Se você já se perguntou “por que gato morde?” é preciso entender que, muitas vezes, os gatos vão para novos lares antes de aprenderem importantes lições de suas mães. Então, são seus tutores que precisam ensiná-los.
Um desses ensinamentos é o quanto uma mordida dói. Se o seu felino não convive com outros animais, ele não tem como saber que está te machucando enquanto brinca. É a chamada “síndrome de filho único”.
Contudo, além dessa mordida inofensiva na hora da brincadeira, o gato pode estar mordendo por outros motivos. Confira a seguir.
Se o gato está mordendo outro gato, a razão por trás disso é que ele está tentando afirmar seu domínio ou responder uma “ameaça”.
Por exemplo, quando um gatinho novo aparece em casa, ele o vê como uma ameaça: irá roubar sua comida, sua atenção, sua dominância. Nesse caso, morder é uma resposta de defesa.
Gatos são animais com muita personalidade, que sabem muito bem o que gostam e do que odeiam.
Portanto, um gato mordendo pode ser um sinal de que ele está tentando estabelecer limites com o seu humano ou com outro animal, lhe dizendo que chega de carinho, de que precisa de um tempo sozinho ou que não gostou daquilo.
Essa situação geralmente ocorre de forma bem repentina. Sabe quando você está fazendo carinho no seu gato e ele te morde? É ele dizendo “tá bom, chega”.
Enquanto o tutor pode pensar que uma mordida veio do nada, para um gato a ação é totalmente justificada. Você diminui a probabilidade de que eles mordam novamente, respeitando isso e deixando seu gato fazer suas próprias coisas, em vez de insistir em mais carinho.
Por mais estranho que isso soe, alguns gatos mordem para chamar atenção, pedir carinho ou pedir para o tutor fazer algo que ele queira, como brincar. Sim, isso mesmo. Ao invés de miar, eles mordem.
Os gatos costumam morder durante as brincadeiras porque estão expressando seu instinto natural de caça.
Eles brincam assim com a mãe e irmãos, e imitam como eles atacam, agarram e mordem suas presas.
O seu gato age de forma diferente no veterinário? É um anjo perfeito em casa, mas se transforma em um felino agressivo quando vai a uma consulta? Não é que ele esteja fazendo isso de propósito – é muito mais provável que ele esteja com medo.
Quando seu gato enfrenta uma situação nova ou assustadora, é muito provável que ele morda.
E essas situações novas, podem ser desde a mudança do lugar da caixinha de areia, até a mudança de casa. Gatos são animais que gostam de rotina. Portanto, sempre que houver uma novidade, busque ir acostumando ele aos poucos.
Já em relação ao estresse, ele pode estar relacionado a várias coisas:
Ou seja, o gato mordendo trata-se apenas de uma resposta a algo que não está legal na vida dele.
Agora, se o seu gato está mordendo você de repente (não relacionado a nenhum dos motivos mencionados até aqui), provavelmente ele está com dor.
Os gatos são especialistas em esconder a dor, então ele pode não demonstrar nenhum outro sinal de que está doendo. Nessa situação, qualquer mudança repentina de comportamento, incluindo morder, deve ser avaliada por um veterinário.
Mordidas agressivas são geralmente acompanhadas por assobios, cusparadas e uma postura arqueada defensiva.
É mais provável que isso ocorra com gatos que estejam em situação de rua e que enfrentam disputas territoriais ou gatos com histórico de abuso e que se assustam facilmente.
Filhotinhos costumam brincar mordendo, não é algo anormal. Contudo, é preciso mostrar para ele, logo cedo, que mordidas dolorosas não são aceitáveis, nem de brincadeira.
Gatos sempre dão sinais quando não estão mais gostando daquele carinho ou daquela brincadeira. Pode até parecer que foi “do nada”, mas dificilmente realmente é. Eles dão sinais sutis, como:
Todos esses são sinais de que seu gato está ficando super estimulado com muito carinho ou atenção e precisa de uma pausa.
Seu felino precisa aprender que esse tipo de comportamento não é aceitável, ou continuará a usá-lo como forma de expressar seu medo, frustração e para estabelecer limites.
Primeiro, é importante que todos os residentes da casa e os visitantes sigam as mesmas regras. Quando um gato tem limites diferentes com pessoas variadas, ele fica confuso.
Para fazer seu gato parar de morder:
Oferecer brinquedos interativos, catnip e oferecer enriquecimento ambiental ajuda o seu gato a gastar energia e ficar mais calmo.
E tudo o que o seu felino precisa, você encontra no iPatas. Baixe o aplicativo.