Uma das tarefas mais importantes (e desafiadoras) de um pet shop é gerenciar o volume de mercadorias com eficiência, evitando o estoque parado.
Isso porque, você deseja estoque suficiente para atender a todos os seus pedidos, mas não tanto que não possa vender tudo.
Contudo, ter estoque em excesso pode acontecer, mesmo com quem gerencia essa parte muito bem.
E diante dessa situação é preciso saber o que fazer com essas mercadorias. Afinal, se suas prateleiras estiverem cheias de produtos que não vendem, é hora de liberar espaço.
Ao vender o estoque parado, é possível obter capital de giro para reinvestir no seu pet shop, seja com campanhas de marketing ou comprando produtos que seus clientes realmente desejam comprar.
Para certificar que estamos na mesma página quando falamos de estoque parado, vamos à definição.
Se você possui no seu pet shop, mercadorias que estão paradas na prateleira ou no depósito há tempo suficiente para que você não espere mais vendê-las, este é o estoque parado. Itens que já depreciaram e perderam o valor.
Geralmente, a questão do excesso de estoque ocorre quando a quantidade de produto que você possui supera a demanda. Nesse caso, você fica com um monte de produtos pelo qual já pagou e que ninguém quer comprar.
Esse excesso de estoque geralmente se traduz em perda de receita.
Quando você tem um estoque parado, é importante encontrar uma forma de se desfazer dele para evitar que se torne um peso morto para o seu negócio. Felizmente, existem várias maneiras de fazer isso. Confira a seguir.
Quando você passa por uma loja na rua com uma placa na vitrine que diz “50% de desconto”, é mais ou menos provável que você entre?
Provavelmente você vai entrar, mesmo que não precise de nada no momento. Afinal, a porcentagem de desconto é muito atrativa.
É claro que você não precisa dizer aos clientes que está realizando uma promoção com esses itens porque as pessoas simplesmente não os estão comprando.
Oferecer grandes descontos permite atrair novos clientes e vender seu estoque em excesso a preços decentes. Suas margens serão menores, mas é preferível do que ter itens não vendidos parados.
No entanto, você deve ter uma abordagem estratégica quando se trata de vendas. Não faça uma promoção apenas para vender seu excesso de estoque de um único produto.
Dê descontos na loja toda e seja criativo com suas mensagens promocionais. Confira alguns exemplos a seguir.
Para os clientes, eles são uma ótima oportunidade de obter grandes descontos em produtos que talvez não tenham notado ou não pudessem pagar antes. Você pode executá-los algumas vezes ao longo do ano.
Diferentes produtos vendem melhor em diferentes épocas do ano. Por exemplo, antipulgas, antiparasitários e tapete gelado vendem melhor no verão.
Aproveite essa época para dar mais destaque e fazer campanhas de marketing com foco nesses produtos.
Essas vendas têm um efeito psicológico. Notifique seus clientes por e-mail, redes sociais e WhatsApp que você disponibilizará descontos, cupons e ofertas especiais por apenas um dia.
Leia também: Pet shop: como fazer promoção sem prejudicar o lucro
Ao comprar produtos no atacado, você recebe um desconto por volume. Por que não oferecer o mesmo aos seus clientes? Se você tiver um problema significativo de estoque parado, incentive os clientes a comprar várias unidades por um ótimo preço.
Por exemplo, ofereça descontos progressivos em que os compradores obtêm 30% de desconto se comprarem três unidades, 40% se comprarem quatro ou 50% se comprarem cinco ou mais.
Os descontos progressivos podem encorajar os clientes a comprarem mais do que planejavam, reduzindo o excesso de estoque.
Exiba os produtos que não estão saindo em vários lugares da sua loja para que as chances de chamar atenção dos clientes sejam maiores.
Posicione-os em lugares estratégicos, como próximo ao caixa ou próximo aos campões de venda do seu pet shop.
Leia também: Layout de loja: mude para atrair mais clientes para o seu pet shop
Se um produto não estiver saindo, tente combiná-lo com outro que tem boa saída. De preferência para montar kits que façam sentido.
Por exemplo:
Ofereça-os por um preço um pouco menor do que se fossem comprados separadamente. Dessa forma, você pode vender produtos de baixa rotatividade sem prejudicar os lucros.
Uma boa maneira de se livrar do estoque parado e ainda fazer com que seus clientes se sintam valorizados, é oferecer os itens como brindes.
Você pode realizar uma promoção em que cada 15º cliente que comprar algo ganha um produto grátis.
Para estoque de preço mais alto, você pode convidar os clientes a participar de um sorteio com seu endereço de e-mail ou número de telefone, permitindo que você crie suas listas de marketing e elimine o estoque ao mesmo tempo.
Ou ainda, fazer com que as pessoas que mais comentem e compartilharem seus conteúdos nas redes sociais, seja o ganhador.
Outra opção é distribuir produtos em excesso para influenciadores. Eles podem estar dispostos a revisar ou simplesmente usar seu produto, oferecendo a você publicidade gratuita.
Leia também: 8 formas de diferenciar seu pet shop da concorrência
Se você tem um pet shop ou oferece qualquer tipo de serviço para pets (clínica veterinária, passeador, creche, hotel, pet sitter, banho & tosa, fotógrafo, dentre outros) e está no Paraná, existe uma opção para você alcançar mais clientes e vender mais: o marketplace iPatas.
Com o iPatas sua empresa ganha um canal online de vendas e alcança muito mais potenciais clientes.
E você ainda conta com o nosso delivery que busca os itens na sua loja e leva até o cliente em questão de minutos, e, com o nosso suporte de marketing: suas promoções são divulgadas nas nossas redes sociais e ficam em destaque no nosso aplicativo.
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