A ideia de viajar com cachorro é maravilhosa! Afinal, é sempre bom ter nossos companheiros fiéis por perto.
Contudo, é preciso priorizar o conforto e a segurança do doguinho durante todo o trajeto para que a experiência da viagem seja boa tanto para o pet quanto para o tutor.
Com os acessórios certos e a preparação adequada, boas memórias serão criadas na viagem!
E para te ajudar, nós listamos nesse conteúdo tudo o que a mala do seu cachorro precisa ter e como prepará-lo da melhor forma para cair na estrada. Acompanhe!
Pronto para anotar tudo o que o seu doguinho precisa? Confira a seguir;
Garantir a segurança de todos no carro é fundamental para que nada estrague a viagem. Então, ao viajar com cachorro, nada de deixá-lo solto, levá-lo no colo nos bancos da frente e muito menos transportá-lo no capô.
A gente sabe que é muito bonitinho quando eles ficam na janela com o nariz funcionando a todo vapor para absorver todos os cheiros novos no caminho.
Mas, além de colocar a segurança de vocês em risco, ainda há a possibilidade de levar uma multa! Isso mesmo!
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o cachorro deve estar preso; seja na caixa de transporte, em uma cadeira própria ou com cinto de segurança.
Se você optar pelo uso do cinto, o ideal é que ele seja preso a um peitoral e não a uma coleira no pescoço. É muito mais seguro e confortável para o doguinho.
Atenção também para o ajuste do comprimento do cinto. Como o carro pode frear e se movimentar muito, é preciso que o cinto impeça o cachorro de cair de forma brusca.
Outro detalhe importante é que a cadeirinha é indicada para doguinhos de porte pequeno (até 10kg). Passou disso, é melhor usar o cinto!
Leia também: Conheça os 5 benefícios do hotel para cães
As caixas de transporte são a melhor escolha se você vai viajar com cachorro de porte pequeno, de até 10kg. Ou até mesmo, um gato.
Existem bolsas para cachorro viajar de todas as formas e tamanhos. No entanto, independente da sua escolha, é super importante que o pet já esteja acostumado com o acessório.
Por isso, introduza aos poucos o item na rotina dele, seja gato ou cachorro. Deixe ela em algum lugar da casa, aberta para ele entrar e sair quando quiser.
Um truque, é dar sachês e petiscos para ele sempre lá dentro, assim você faz com que ele crie uma sensação boa ao entrar na caixa ou na bolsa.
Leia também: Março Amarelo alerta para doenças renais em cães e gatos
A gente sabe, que por mais que você vigie e cuide bem do seu pet, sempre existe a possibilidade dele escapar!
E pior ainda se isso acontecer em uma cidade que você não conhece tão bem!
Então, ao viajar com cachorro, compre uma coleira com plaquinha de identificação, e insira o nome do doguinho e seu telefone.
Dessa forma, se ele fugir, será mais fácil de alguém encontrá-lo e entrar em contato com você.
Leia também: Fevereiro Roxo e Laranja: cuidado com pets idosos
Antes de vocês pegarem a estrada, marque uma consulta com um veterinário para colocar as vacinas em dia e verificar a necessidade de usar antipulgas e vermífugos.
Aproveite e peça orientação sobre os remédios para cachorro viajar, como o Antiemético Biovet Plasivet e o Vonau Vet, que ajudam com a questão de náuseas e enjoos.
É muito importante conferir com o veterinário qual é a dose ideal para o tamanho e idade do seu doguinho.
Além disso, pergunte também sobre calmante para cachorro viajar, como o Calmavet. É essencial saber a dose e quais são as situações em que ele deve ser usado.
Pesquise também sobre clínicas e hospitais veterinários perto de onde vocês vão se hospedar, caso ocorra algum tipo de emergência.
Leia também: Saiba como escolher o melhor antipulgas para o seu pet
Se a viagem de carro for longa, é preciso alimentar o pet no trajeto. Isso porque, não é recomendável que eles fiquem com estômago vazio por muito tempo, pois pode estimular o vômito.
Então, além de levar o comedouro que ele já está acostumado, compre também um bebedouro portátil, para facilitar a ingestão de água sem fazer muita bagunça.
Ao viajar com cachorro, saquinhos para recolhimento do cocô sempre devem estar a disposição!
Também é útil ter lenços umedecidos e de papel, e tapetes higiênicos.
Se o seu doguinho já vomitou no carro, é melhor comprar um protetor de assento! Assim, caso ele passe mal, é só remover e limpar.
Leia também: Vermífugo para cachorro: saiba como protegê-lo corretamente
Agora que você já sabe o que o seu cachorro precisa levar na mala, vamos a preparação.
Se o seu doguinho nunca viajou com você, é preciso acostumá-lo a andar no veículo aos poucos. Comece com o carro parado e depois, vá fazendo passeios curtos, pela vizinhança e aumentando o trajeto aos poucos.
Para mantê-lo calmo e facilitar o processo, vá oferecendo petiscos e coloque junto dele, algo que ele gosta muito, como um brinquedo ou um paninho.
Se a viagem for longa, programe paradas de 15 minutos de 2 em 2 horas (em casos de cães já acostumados a viajar) e de 1 em 1 hora para os novatos, para que eles andem, comam, bebam água e brinquem um pouco.
Afinal, ficar apenas preso no carro pode ser chato e até estressante para eles!
Aliás, ao viajar com cachorro, o legal é apresentar todo um mundo novo, de cheiros diversos para ele!
Então, pesquise sobre lugares e passeios pet friendly que vocês possam fazer juntos! Aposto que seu doguinho vai amar!
Mas, não se esqueça: ao viajar com cachorro, é preciso levar em consideração se ele não vai se estressar muito.
Se esse for o caso, repense sua decisão. Nese caso, é possível deixá-lo em um hotel para cães super completo e divertido. Assim, vocês dois aproveitam as férias!
E não se esqueça, no iPatas você encontra tudo o que precisa para uma viagem tranquila com o pet; desde medicamentos, acessórios e petiscos até serviços, como veterinário, vacinas, hotéis e pet sitter!