Se você é um amante de gatos assim como nós, provavelmente já ouviu falar, ou até mesmo viu gatos sob o efeito de catnip.
Olhos grandes e desfocados, totalmente relaxados ou correndo para lá e para cá. Esses são os efeitos mais comuns da erva do gato.
E com tantos brinquedos com catnip no mercado, é tentador querer comprar todos que encontrar, apenas para deixar nosso bichano feliz.
Mas, mesmo com os efeitos positivos, algumas dúvidas sobre essa erva já surgiram, né? Será que não há consequências? Será que realmente faz bem para o seu felino?
Bom, garantimos que após terminar de ler esse artigo, você não terá mais dúvidas. Acompanhe!
Catnip é uma planta conhecida cientificamente como Nepeta cataria, que é um membro da família da hortelã.
O ingrediente ativo é chamado nepetalactona, ao qual muitos gatos domésticos respondem de várias maneiras diferentes. Curiosidade: também afeta grandes felinos, como leões e tigres.
É uma planta originalmente nativa da Europa e da Ásia, mas que hoje pode ser encontrada em quase todos os países.
As folhas de catnip têm sido usadas por nós humanos há séculos, para fazer chá. Além de aliviar a tosse, a erva do gato também é um dos principais ingredientes de vários repelentes.
Os gatos têm um órgão de cheiro extra chamado glândula vomeronasal no céu da boca. Essa via especial permite que os aromas coletados no nariz e na boca sejam levados ao cérebro.
Muitos especialistas acreditam que o nepetalactona ativa diferentes áreas do cérebro que controlam a emoção e o comportamento.
Geralmente, a catnip imita os hormônios sexuais felinos, portanto, os gatos que apreciam essa substância geralmente exibem comportamentos semelhantes a uma gata no cio.
Esses comportamentos podem incluir:
Leia também: Gato mordendo: entenda os motivos e como impedir esse comportamento
A Catnip serve, principalmente, para estimular ou relaxar o felino, podendo ser utilizado em diversas situações como:
Alguns veterinários também recomendam o uso de catnip para ajudar na ansiedade de separação se o seu gato fica sozinho em casa por um longo período de tempo.
A Catnip está disponível em várias formas:
Os sprays de catnip são uma boa opção para gatos que ficam com dor de estômago ao ingerir a planta. Você pode borrifar o brinquedo favorito do seu gato com o spray para garantir a diversão.
Já a seca e a fresca tem os mesmos efeitos, sendo a única diferença a textura se o seu gato mastigar.
Nem todos os gatos respondem ao composto ativo da catnip. Estudos veterinários sugerem que entre cerca de 60% a 75% dos gatos terão uma reação comportamental ao catnip.
Portanto, não são todos. Então, antes de empolgar e comprar vários brinquedos com catnip, adquira uma pequena porção de erva de gato, ofereça-a ao seu felino e veja como ele reage.
Os efeitos do catnip variam em duração, dependendo do gato. Normalmente, os comportamentos associados ao cheiro da erva duram cerca de 10 minutos e depois desaparecem gradualmente.
Assim que seu gato tiver o suficiente para ativar as áreas do cérebro, ele se afastará do produto.
Depois, pode levar horas ou até dias para que a erva volte a fazer efeito no seu gato novamente.
É importante lembrar que se você optar pela catnip seca é preciso mantê-la em um recipiente hermético para o máximo de frescor.
Quanto mais “velha” e “passada” a erva estiver, menores serão os efeitos.
Se o seu gato ingerir catnip, não há tanto com o que se preocupar. A planta não é tóxica e não fará mal ao seu gatinho.
Contudo, gatos que têm o estômago mais sensível podem apresentar vômito e diarreia após engolir a erva, mas ela não causará nenhum dano permanente se ela não for consumida em excesso e com uma grande frequência.
Leia também: O que gato pode comer além da ração?
Catnip não é prejudicial para gatinhos, mas a maioria dos gatos não reage à erva de gato até os 6 meses a 1 ano de idade.
Alguns gatos podem ser exceções a essa regra, mas no geral, os filhotes não reagem ao ingrediente ativo da planta.
Catnip em excesso pode causar vômitos, diarreia, tontura ou dificuldade para andar. Portanto, ofereça pequenas quantidades. Em caso de dúvida, converse com o seu veterinário.
Catnip fresco é mais potente do que a forma seca, então você não precisará dar tanto ao seu gato.
Existem muitos brinquedos para gatos no mercado que usam catnip como forma de estimulá-lo a brincar.
Para um gato que tende a ser menos ativo, a erva do gato pode sim encorajar momentos de atividade intensa.
Mas, o catnip por si só não compensa a falta de enriquecimento diário. Os gatos precisam de brincadeiras diárias, arranhadores, atividades e brinquedos que devem refletir suas preferências de brincadeira.
Por exemplo, um gato que adora varinhas, bolas ou qualquer coisa que se mova pode não estar tão interessado em um brinquedo cheio de catnip.
Já um gato mais quietinho, preguiçoso e que gosta de brincadeiras mais leves pode se soltar com o catnip.
Leia também: 5 ideias de enriquecimento ambiental para gatos
Se você decidir usar o catnip, certifique-se de encontrar a melhor qualidade possível. Para isso, olhe a embalagem e tente encontrar marcas que usam apenas folhas e flores.
Gostou do artigo? Então clica ali naquele coraçãozinho na direita para sabermos disso!
Ah e não se esqueça de baixar o iPatas no celular e ter tudo o que o seu pet precisa, de ração a veterinário a um clique de distância!