Levantamento do Instituto Pet Brasil mostra que o mercado relacionado ao setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação teve um aumento de 14% em 2022, até o final de 2022, com lucro aproximado de 60 bilhões. Os números são superiores ao ano de 2021.
A participação brasileira no mercado pet internacional também tem crescido consecutivamente nos últimos anos, o que mostra que os negócios pet ainda têm muito potencial para expansão.
Mas, para que esse crescimento se concretize, é preciso que a gestão de pet shop seja redondinha, sem erros que prejudiquem o lucro.
Confira, a seguir, quais são os 7 erros mais comuns que os empreendedores cometem ao gerenciar um negócio pet.
O fluxo de caixa é a parte da gestão de pet shop responsável por analisar o financeiro por um longo período de tempo. É a partir desse controle que é possível acompanhar e fazer previsões para todos os gastos nos próximos meses.
De forma resumida, o fluxo de caixa permite que o lojista tenha as seguintes informações:
Ou seja, o fluxo de caixa diz respeito à sobrevivência do seu negócio a longo prazo, sendo fundamental um controle de caixa diário ou semanal para criá-lo.
A gestão de estoque é extremamente importante em um pet shop que comercializa produtos.
Isso porque, é através do controle dos produtos armazenados que se obtém informações como:
Ou seja, realizar o controle de estoque é uma tarefa que está diretamente ligada ao financeiro e ao lucro do pet shop.
Leia também: Pet shop: como ter uma gestão de compras eficiente?
Grandes players do mercado conseguem preços melhores por uma série de fatores, como: compram em maiores quantidades, têm maior poder de barganha, dentre outros.
Portanto, tentar competir com o preço que eles praticam não é exatamente a melhor ideia para a saúde financeira do seu pet shop.
Se você vende com uma margem muito baixa, fazer o seu negócio crescer será extremamente difícil, pois crescimento necessita de investimento.
Leia também: Planejamento financeiro para pet shop: 5 dicas para se organizar
Se a sua intenção é fazer o seu pet shop crescer, comece a definir metas semanais, mensais, trimestrais e até anuais.
Ao ter esses objetivos traçados, será muito mais fácil criar ações para alcançá-los.
Na sua gestão de pet shop, você está sempre atrás de novidades para oferecer aos seus clientes?
Se a resposta é não, é hora de começar a pensar em trazer lançamentos para os seus clientes.
Encontrar sempre os mesmos produtos com os mesmos preços, não é algo que vai atrair o consumidor para sua loja, o que acaba praticamente eliminando as chances de realizar vendas por impulso.
Você sabe o que mantém os seus consumidores fiéis ao seu negócio? Se a resposta for o preço, é algo preocupante.
Conquistar clientes apenas pelo preço significa que você não tem consumidores fiéis. Basta outro pet shop fazer uma promoção, ou revisar a tabela de preços para que eles desistam de você.
É fundamental oferecer vantagens exclusivas tanto para fidelizar novos clientes, como para mantê-los.
Leia também: 8 formas de diferenciar seu pet shop da concorrência
Segundo pesquisa da CupomValido, Brasil é 1º no ranking mundial de crescimento das compras online.
Um hábito que começou na pandemia, mas que ao invés de diminuir diante da reabertura dos comércios só está crescendo cada vez mais. Hoje, fazer compras online já faz parte da vida do brasileiro de todas as idades.
De acordo com o levantamento da ConQuist Consultoria, 71% dos entrevistados passaram a preferir as compras online mesmo depois da pandemia.
Portanto, por mais que a loja física ainda tenha sua importância, o pet shop que não vende seus produtos ou serviço on-line não só está perdendo um número enorme de potenciais clientes, como também está sendo engolido pelos concorrentes que estão na internet.
Então, como vender online? É preciso criar um site ou uma loja virtual? Não!
Se você tem um pet shop ou oferece qualquer tipo de serviço para pets (clínica veterinária, passeador, pet sitter, banho & tosa, fotográfo, dentre outros) e está no Paraná, existe uma opção sem custos para você vender online e alcançar mais clientes: o marketplace iPatas.
Com o iPatas sua empresa está sempre ali, à mão, sempre que o cliente precisar!
Os clientes acessam o app, compram os produtos, marcam horário para os serviços, agendam a hospedagem do pet, fazem tudo por lá.
E o serviço de entrega dos itens? É por nossa conta! Nosso delivery busca os itens na sua loja e leva até o cliente em questão de minutos.
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