Cachorro com mau hálito é um problema bem comum, mas nada natural.
Há quem acha que o odor é da natureza do doguinho e acaba não dando muita atenção para esse problema.
Mas se há um hálito ruim, pode ser sinal de que algo na saúde do seu cãozinho não vai bem!
Neste post, você vai entender quais são as possíveis causas, como prevenir e tratar e conferir alguns mitos e verdades sobre o mau hálito em cachorro.
Vem com a gente!
A falta de escovação adequada e frequente é a principal causa do cachorro com mau hálito. Resíduos vão acumulando na boca do cãozinho durante todo o dia e quando não há escovação, eles permanecem ali, formando outras substâncias.
Essas substâncias vão formando um bafo, que com o tempo evolui para um mau hálito persistente.
Além disso, a falta de escovação também favorece o surgimento do tártaro que também é um causador de mau hálito em cachorro.
E ainda há as inflamações na gengiva e as infecções causadas pelo acúmulo de bactérias na boca dos doguinhos que também resultam no forte odor.
Mas apesar de ser uma das principais, a falta de escovação não é a única vilã. Existem algumas doenças que também podem deixar o cachorro com mau hálito, como:
Leia também: Vermífugo para cachorro: saiba como protegê-lo corretamente
O mau hálito em cachorro pode ou não estar acompanhado de outras doenças. E o diagnóstico correto apenas um médico veterinário pode dar.
Contudo, é preciso ficar de olho se o seu cãozinho apresenta algum outro sintoma, como:
Se o cachorro com mau hálito apresentar também um ou mais desses sintomas, leve-o a um médico veterinário assim que possível.
Leia também: Saiba como escolher o melhor antipulgas para o seu pet
Quando o assunto é cachorro com mau hálito, existem muitos mitos e inverdades na internet e nas redes sociais. Confira alguns:
Mito. Cachorro com mau hálito, ou cachorro “com bafo de carniça” é sinal de proliferação de bactérias na boca ou indicativo de alguma outra doença.
Mito. A placa bacteriana se forma em apenas 12 horas. Após esse tempo sem escovação, o tártaro já começa a aparecer, piorando ainda mais o mau hálito no cachorro.
Por isso, o ideal é escovar os dentes do cãozinho ao menos uma vez ao dia, depois da última refeição.
É importante ressaltar que a falta de higiene bucal pode resultar em inflamações e infecções na gengiva e que, se não tratadas, podem causar gengivite, perda dos dentes e até mesmo alterações em todo o organismo.
Mito. Diferente de nós, humanos, os cães acabam ingerindo a pasta de dente durante a escovação, e a que nós usamos contém em sua composição substâncias tóxicas para elas, como o flúor.
Usar pasta de dente humana em cachorros pode causar desde a irritação da mucosa gástrica até, em casos mais graves, úlceras gástricas.
Portanto, use sempre pasta de dente canina.
Começar a escovar os dentes do cãozinho com frequência deve ser feito o quanto antes. Contudo, o tratamento nem sempre dependerá apenas disso.
Caso o veterinário avalie que o animal está com gengivite ou tártaro, ele precisará tomar antibiótico e passar por um tratamento dentário, que deve ser feito em uma clínica veterinária.
Em casos em que o mau hálito do cachorro seja um sintoma para uma outra doença, é preciso, antes de tudo, tratar este outro problema.
A escovação diária, desde filhote, é a principal forma de evitar que o cachorro tenha mau hálito e venha a desenvolver outros problemas bucais.
Se não for possível realizá-la diariamente, faça no mínimo três vezes por semana com a pasta e a escova de dente adequadas.
Outras formas de prevenir o cachorro com mau hálito são:
Caso você tenha dificuldade em escovar os dentes do cachorro, ainda há sprays para mau hálito e enxaguantes sem sabor que você coloca diretamente na água que ele bebe.
Vale destacar também que não há remédios caseiros para tratar o cachorro com mau hálito. É preciso ter muito cuidado ao oferecer plantas e ervas, pois elas podem ser tóxicas para o seu animalzinho e causar outros problemas de saúde.
Uma opção – que não substitui a escovação, mas ajuda – é oferecer maçã ou cenoura para o doguinho. Esses alimentos ajudam a “raspar” os dentes, evitando o acúmulo de ração.
E não podemos esquecer dos petiscos que também ajudam na limpeza dos dentes e afastam o mau hálito.
Uma boa alimentação, com rações ricas em nutrientes também ajudam a manter a saúde bucal do seu animalzinho. Se ele já está com mau hálito, dê preferência a ração seca, que acumula menos do que a úmida.
Oferecer brinquedos também ajuda na saúde bucal canina. Mordedores, por exemplo, são feitos para auxiliar na limpeza de resíduos de ração, fortalecer a gengiva e estimular a mastigação.
Por fim, a última dica para prevenir o mau hálito em cachorro é levá-lo ao veterinário no mínimo duas vezes por ano (uma vez a cada semestre) para que ele possa analisar a saúde bucal do pet.
Para garantir a saúde bucal e geral do seu cachorro é fundamental dar atenção a esses cuidados que listamos.
Afinal, tudo o que queremos é fornecer qualidade de vida a eles.
Mas, sabia que há um jeito mais fácil de marcar consultas veterinárias, comprar produtos pet, agendar o banho & tosa e achar um passeador?
Baixando o app do iPatas você tem acesso a todos os produtos e serviços pet que o seu animalzinho precisa direto no celular.
E tudo de um jeito ágil e prático. Nada de ficar esperando dias para os seus produtos chegarem. Com o nosso delivery, sua encomenda chega em questão de horas!
Então, se você está no Paraná, porque ainda não baixou o maior e melhor aplicativo de produtos e serviços pet do estado? Baixe agora!