Os hamsters são geralmente saudáveis, mas, como qualquer animal, eles podem desenvolver problemas de saúde.
As doenças mais comuns em hamsters geralmente afetam sua pele, trato digestivo ou trato respiratório.
E para que a consulta com o veterinário seja mais proveitosa, é fundamental que os tutores saibam identificar as mudanças de comportamento e os sintomas do pet.
Pensando nisso, nós listamos as 6 doenças de hamster mais comuns. Acompanhe.
Os hamsters são animais de estimação bastante resistentes, mas são tão pequenos que, quando ocorrem ferimentos e doenças, as coisas podem ficar sérias rapidamente.
Por isso, é muito importante conhecer os sinais das doenças mais comuns para que você possa resolver o problema o mais rápido possível.
Hamsters podem desenvolver infecções e, às vezes, isso pode causar a formação de um abscesso. Os abscessos podem se formar em qualquer área do corpo (mesmo na boca) e são resultado de infecção, geralmente por bactérias.
Os abcessos podem ser muito dolorosos para o seu hamster e necessitarão de drenagem e limpeza profissional, realizadas por um veterinário.
O principal sintoma de um abscesso é o desenvolvimento de um inchaço no corpo, que pode ser mole ou duro – esse inchaço fica cheio de pus que o corpo do hamster produziu durante sua luta contra a infecção.
A perda de pelo excessiva em hamsters ocorre por vários motivos. Mas os motivos mais preocupantes são as infecções, tumores, deficiência da tireóide e doença renal crônica.
Portanto, se você perceber que o pet está com perda de pelo excessiva, pode ser que ele esteja doente.
Lembrando que os hamsters sofrem perda de pelo nas estações mais quentes do ano e ao envelhecer.
Então, é preciso observar e em caso de dúvida, não hesite em levar o seu pet ao veterinário.
Infecções bacterianas, estresse e problemas alimentares estão entre as causas de problemas digestivos em hamsters. Diarreia e uma condição chamada “cauda molhada” são as principais.
A cauda molhada é altamente contagiosa e comum em hamsters filhotes, que acabaram de ser desmamados. Hamsters de pelo comprido são especialmente propensos à doença.
Os principais sintomas dessa enfermidade são:
Um hamster com esses sinais deve ser levado ao veterinário imediatamente, pois pode ocorrer morte repentina.
Também é importante afastar o hamster que pode estar com cauda molhada dos demais, porque a condição pode se espalhar rapidamente e as bactérias geralmente permanecem nos compartimentos.
Já a diarreia pode resultar de uma série de infecções ou tratamento com certos antibióticos que podem ser tóxicos para eles, como penicilina, eritromicina e lincomicina.
Hamsters doentes podem ficar rapidamente desidratados, por isso é importante que bebam bastante água e não comam nada até que voltem ao normal. Se a condição não for resolvida rapidamente, é preciso procurar um veterinário.
Um hamster que está espirrando, chiando, com o nariz ou os olhos escorrendo provavelmente tem algum tipo de infecção respiratória.
Hamsters podem pegar pneumonia de humanos, por isso é importante não expô-los a pessoas doentes.
Outros sinais de doença são: perda de apetite, indisposição e dificuldade para respirar. Esses problemas precisam de tratamento veterinário o mais rápido possível.
Diabetes é outro problema comum em hamsters. O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou o corpo não consegue usá-la adequadamente. Hamsters anões são especialmente propensos à doença.
Sinais comuns de diabetes são sede e micção excessiva e micção, embora esses sinais também possam ser indicadores de doença renal ou infecção da bexiga.
Se o seu hamster apresentar esses sinais, deve ser examinado por um veterinário para diagnóstico.
O diabetes geralmente está associado à obesidade, por isso é uma boa ideia não deixar um hamster engordar. Restrinja o acesso a alimentos ricos em gordura, como sementes de girassol, bem como a frutas e vegetais com alto teor de açúcar.
Sem os devidos cuidados ou acesso a material para mastigar, os hamsters podem desenvolver problemas dentários.
Os dentes do hamster crescem ao longo da vida do animal e devem ser desgastados pela mastigação. Se isso não acontecer, os dentes podem crescer demais, causando abscessos.
Alguns dentes crescem diretamente no céu da boca e na cavidade nasal. Hamsters com problemas dentários babam com frequência e não comem muito. Eles podem perder peso e até desenvolver mau hálito.
Neste cenário, os dentes devem ser aparados pelo veterinário e a infecção tratada com antibióticos. E uma vez que um hamster desenvolve problemas dentários, os dentes provavelmente precisam ser aparados regularmente pelo resto da vida dele.
Alguns sinais para ficar de olho:
A perda de dentes é especialmente problemática, pois pode significar que o dente oposto crescerá muito, podendo danificar a boca do seu hamster.
Gostou do conteúdo? Então, continue lendo o blog.