O que postar nas redes sociais? Como divulgar o pet shop da melhor maneira? Como atrair clientes pelo Instagram.
E essas são só algumas das dúvidas mais frequentes que passam pela cabeça de quem oferece produtos ou serviços para pets.
Afinal, quando o assunto é o mercado para animais de estimação, o market offline, de divulgação da loja física difere bastante do marketing digital.
No online, o cliente acaba não interagindo com a marca, o que pode deixá-lo distante e dificultar a fidelização.
Então, é preciso aproximá-lo e fortalecer esse relacionamento, o que é possível por meio das redes sociais.
Quer saber como? Continue acompanhando!
Para alcançar o sucesso da empresa nas redes sociais, seja pet shop ou qualquer negócio que venda serviços ou produtos para animais de estimação, confira, a seguir, nossas dicas!
Os perfis de pets já dominam o Instagram. Seja de tutores famosos ou não, esses animais já atraem a atenção e recebem engajamento de um grande público.
E não se trata apenas de divulgar a sua marca para uma grande parcela de consumidores, mas também, para aqueles que já fazem parte do seu público-alvo.
Portanto, faça uma pesquisa para encontrar quais são os principais influenciadores da sua região.
E não se importe tanto em conseguir o influencer que mais tem seguidores, pois o investimento também será grande.
Desde que o perfil tenha mais seguidores do que a sua loja, e a taxa de engajamento nos posts seja boa, já valerá a pena.
Já faz um certo tempo que as atualizações do Instagram tem beneficiado muito mais os vídeos do que os posts estáticos.
O alcance desse formato de conteúdo, assim como o engajamento, tem resultados melhores do que o post normal.
Portanto, crie vídeos com diferentes propósitos: divertidos, que aproveitam as tendências do momento, os vendedores e os que envolvam dar dicas para os tutores.
Independente do seu negócio ser uma clinica veterinária, pet shop ou até pet sitter, você provavelmente tem muito conhecimento sobre assuntos que envolvam os animais de estimação.
Então, use essas informações para criar posts úteis e relevantes para quem segue o seu perfil.
Por exemplo, se você é um pet shop, assunto é o que não falta! Dê dicas sobre alimentação, limpeza, higiene, fale sobre a importância do vermífugo, do enriquecimento ambiental, entre outros.
Já quem só oferece o serviço banho & tosa, reúna assuntos que envolvam a pele e o pelo do animal. Tanto falando sobre a saúde como a estética.
Já quem é Pet Sitter e Adestrador pode falar sobre o comportamento dos bichinhos.
Além disso, há também aqueles conteúdos que qualquer um pode falar sobre, como calendário de vacinação.
Leia também: 8 formas de diferenciar seu pet shop da concorrência
Quem disse que nas redes sociais para pet shop não é preciso postar prova social? Mas, além dos depoimentos dos tutores, você também pode pedir aos seus clientes para compartilharem fotos dos pets visitando a sua loja ou clinica.
Assim, você aumenta a credibilidade do seu negócio e ainda fica com um feed super fofo, que vai derreter outros tutores!
Além de fortalecer o relacionamento e aproximar os clientes do seu pet shop, as redes sociais também são um importante canal de divulgação das promoções que você realiza na sua loja, mesmo que seja válido só na unidade física.
Leia também: Petshop: como fazer promoção sem prejudicar o lucro
Para que as redes sociais do seu pet shop sejam um sucesso, é preciso encontrar o equilíbrio entre divulgar os produtos que você vende e postar conteúdo.
Tornar o perfil da sua loja no Instagram uma vitrine, vai impedir que você ganhe muitos seguidores e sua taxa de engajamento vai ser baixa.
Afinal, ninguém quer ver só produtos. A não ser que você já tenha uma grande força de marca e as suas fotos sejam algo mais conceitual.
E, por outro lado, postar apenas conteúdo pode fazer com que muita gente te siga sem nem saber que você vende alguma coisa. É preciso chamá-lo para compra e falar dos benefícios dos produtos ocasionalmente.
Se você está na dúvida em como fazer essa divisão, uma sugestão é: 60% conteúdo, 40% posts de venda.
O mundo pet também está cheio de datas comemorativas especiai, como:
Isso, sem contar com datas como Janeiro Branco e Outubro Rosa que também tem importância no mundo animal.
Aproveite essas datas para realizar promoções e fazer conteúdos especiais para o seu perfil.
De algumas atualizações para cá, o Instagram vem dando mais valor a palavras-chaves utilizadas na legenda do post do que para as hashtags.
Mas, isso não significa que você deve parar de usá-las e sim, combinar os dois.
Trabalhe melhor a legenda e não exagere nas “#”. Nada de usar 20 ou mais, selecione apenas aquelas que tem a ver com o assunto do post e com o seu perfil.
As redes sociais são muito importantes quando o assunto é atrair e alcançar novos clientes no mundo online.
Contudo, apenas criar e alimentar um perfil em uma rede social pode não trazer o resultado em vendas que você deseja.
O ideal é criar uma presença digital forte, oferecendo ao novo cliente digital a comodidade e praticidade que ele deseja.
E isso é possível sem que você tenha que investir dinheiro. Isso mesmo, uma loja virtual, com delivery, sem custo.
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