Você já parou para pensar que talvez a falta de uma boa estratégia de precificação de produto pode ser o que está faltando para o seu petshop atrair novos clientes, vender mais e aumentar o lucro?
Precificar vai muito além de apenas atribuir um preço a uma mercadoria. Isso porque, um preço errado ou com pouca margem de lucro pode afetar negativamente todo o seu negócio.
Quer saber quais são os fatores que devem ser considerados ao precificar uma mercadoria e de que maneira isso afeta o seu petshop? Continue a leitura!
É através da precificação que se chega ao valor ideal que os produtos/serviços devem ter. Pois eles devem cobrir todos os custos do seu petshop e ainda oferecer uma margem de lucro adequada.
Se a precificação é realizada de forma inadequada a empresa acaba correndo dois riscos bem perigosos:
Sem dinheiro no caixa, o pet shop não consegue investir em seu próprio crescimento e ainda fica à mercê de eventualidades que podem causar prejuízos financeiros e até colocar a empresa em dívidas.
Tratando-se da precificação de produtos em pet shop, existem alguns fatores a serem considerados. Confira quais são a seguir.
Todos os custos envolvidos na comercialização das mercadorias do pet shop devem ser incluídos, independente de serem fixos ou variáveis:
Pesquisar o preço médio do produto na concorrência também é importante para não se manter muito fora do que é ofertado.
Claro que, empresas maiores sempre vão conseguir oferecer preços melhores. Mas, ainda assim, é preciso se atentar para não atribuir preços muito diferentes dos outros pet shops, em geral.
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Para precificar também é preciso levar em conta o poder aquisitivo do público-alvo do seu petshop e como a sua marca se posiciona no mercado.
Se o seu negócio tem como alvo consumidores das classes A e B, os preços podem e devem ser mais altos. Porém, é preciso conseguir transmitir o valor agregado.
Afinal, o cliente estabelece a percepção de que um produto está cara ou barato dependendo da qualidade e do valor que ele transmite. Ou seja, se atende as expectativas e necessidades do cliente.
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A definição do lucro deve levar em conta não apenas os custos da empresa como também a criação de uma reserva financeira, que permitirá que o negócio continue funcionando mesmo quando as vendas não estiverem boas.
Além disso, é preciso também usar uma parte desse dinheiro para reinvestir no pet shop, visando seu crescimento.
Para o cálculo da precificação dos produtos ou serviços em pet shops, pode-se usar a seguinte fórmula:
(Custo total do produto/serviço + total de despesas (fixas + variáveis) + margem de lucro.
Por exemplo: se uma mercadoria custa R$ 25,00, o valor total de despesas é de R$ 80,00 e você chegou a conclusão de que a margem de lucro adequada para seu negócio é de 30%, o seu preço de venda deve ser de:
25 + 80 = 105 + 30% = R$ 136,50.
Outra forma de realizar a precificação de produto em pet shop é através do cálculo de markup.
Trata-se de um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto para formar o preço final de venda, considerando a sua margem de lucro e as despesas.
A fórmula é:
Markup = 100%total de venda / 100% total de venda – R$ impostos e comissões + R$ despesas fixas + R$ lucro pretendido.
Digamos que seu pet shop paga R$12 de impostos e comissões por produto unitário, R$8 de despesas fixas e R$20 de lucro pretendido:
Markup = 100 / [100 – (12 + 8 + 20) ]
Markup = 100 / (100 – 40)
Markup = 100 / 60
Markup = 1, 666.
Então, seu índice markup é de 1, 666.
Agora, basta multiplicar o valor do custo unitário de venda pelo índice markup.
Preço de venda = Custo de venda x Markup
Digamos que o seu custo unitário na venda de seus produtos é de R$20,00 (soma das despesas fixas e variáveis). Então:
20 x 1, 666 = 33,32.
O preço de venda que você deve impor sobre essa mercadoria no seu petshop é R$33,32 por unidade para garantir a lucratividade de seu negócio.
Caso o preço esteja muito acima do que o da concorrência, será preciso analisar fornecedores, despesas e o operacional para buscar oportunidades de redução de custos.
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