Já fez o planejamento operacional do seu pet shop?
Com a grande concorrência no mercado de pet shops hoje em dia, é cada vez mais importante investir na melhoria da operação para se destacar.
No entanto, muitos negócios acabam se concentrando apenas no planejamento estratégico ao definir metas de crescimento para os próximos anos, negligenciando o planejamento operacional.
Como resultado, muitas vezes as metas traçadas não são alcançadas e o plano estratégico não é cumprido.
Por isso, neste artigo você irá aprender sobre a importância do planejamento operacional para a sua loja e como ele pode ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Antes de entender o que é o plano operacional, é importante compreender o conceito de planejamento estratégico, uma vez que ambos são complementares.
O planejamento estratégico é responsável por estabelecer os objetivos de longo prazo do seu pet shop, como o crescimento desejado, o aumento de vendas ou a expansão do negócio para outras localidades.
Já o planejamento operacional é a parte prática do plano estratégico, sendo o guia diário para alcançar as metas estabelecidas. Em outras palavras, é a execução do plano estratégico. Ele contém as tarefas menores e as atividades diárias que devem ser realizadas para que as metas de longo prazo sejam cumpridas.
Por exemplo, se a meta é duplicar o volume de vendas em 2 anos, o plano operacional incluiria atividades diárias, como:
O plano operacional é geralmente dividido em dois tipos:
Para que o pet shop tenha o crescimento desejado, ambos os planejamentos precisam estar alinhados e serem executados juntos.
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Para que o seu pet shop possa crescer e alcançar seus objetivos, é imprescindível realizar um planejamento operacional. Isso ocorre porque é o plano operacional que permitirá transformar as metas estabelecidas em realidade.
Ademais, o planejamento operacional também é fundamental para identificar quais são os problemas existentes e o que precisa ser feito para solucioná-los. Por meio dele, é possível visualizar as tarefas que precisam ser realizadas diariamente para alcançar os objetivos de longo prazo.
Por isso, é crucial que o planejamento estratégico e operacional sejam elaborados de forma conjunta, já que o sucesso da execução do planejamento estratégico depende diretamente do sucesso da execução do planejamento operacional.
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Existem 5 pontos fundamentais que o seu plano operacional deve abordar. Confira a seguir.
Estabeleça claramente as responsabilidades e as habilidades necessárias para cada tarefa, afinal, o sucesso do plano depende disso.
Por exemplo, não adianta colocar alguém que é bom em gerenciamento financeiro para liderar uma equipe de vendas. É preciso garantir que cada membro da equipe esteja alinhado com suas funções e tenha as habilidades certas para desempenhá-las com eficiência.
Isso garantirá a execução adequada do plano operacional e, consequentemente, o alcance dos objetivos estratégicos da empresa.
Dedique um tempo para analisar cuidadosamente as finanças do seu pet shop. Afinal, sem investimentos não é possível crescer. Você precisa ter uma ideia clara de quanto dinheiro será necessário para realizar todas as suas metas.
Dessa forma, é importante levar em consideração diversos aspectos, como:
Com um planejamento financeiro bem elaborado, você poderá ter uma noção mais clara dos custos envolvidos em cada etapa do seu plano operacional, evitando gastos desnecessários e garantindo que o dinheiro seja investido de forma eficiente no crescimento do seu pet shop.
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Defina metas específicas e claras para cada atividade, além de garantir que todas as pessoas envolvidas tenham acesso às ferramentas e recursos necessários para alcançar esses objetivos.
Dessa forma, é importante reservar um tempo para preparar a equipe e garantir que todos estejam capacitados e motivados para colocar o plano em prática.
Também é crucial estabelecer um cronograma realista para que as metas possam ser cumpridas dentro do prazo previsto, levando em consideração todos os recursos disponíveis.
Em qualquer empreendimento, imprevistos são sempre uma possibilidade, mas é importante estar pronto para lidar com eles. Mesmo que você tenha feito um planejamento detalhado, sempre há riscos envolvidos e problemas que podem surgir no caminho.
Ao traçar suas metas e planos, liste as possíveis adversidades que podem ocorrer e pense em estratégias para evitá-los ou minimizá-los.
Caso perceba que os objetivos não foram alcançados durante o planejamento operacional, é hora de avaliar o que deu errado e definir novas metas.
Não hesite em ajustar as metas para baixo, se necessário. É preferível encontrar problemas no meio do caminho do que depois de ter investido muito tempo e dinheiro na expansão da loja, contratação de mais funcionários e outros recursos.
Esteja sempre atento a problemas e contratempos, pois eles podem ser oportunidades para melhorar a sua loja. Seja flexível e aberto a mudanças para alcançar o sucesso desejado.
Fique de olho também no andamento das tarefas diárias, pois se muitas sofrerem com atrasos, é hora de rever os prazos que você estipulou e redistribuir as atividades.
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