A gestão de compras, quando é eficiente, consegue limitar os custos e maximizar os lucros do pet shop.
Afinal, é por meio desse gerenciamento que é possível eliminar o desperdício e atender à demanda do consumidor.
Ou seja, o seu negócio deixará de ter problemas como estoque parado, perda de margem devido à realização de promoções, dentre outros.
Quer entender como? Acompanhe!
É importante ter em mente que antes de colocar em prática as ações que iremos sugerir para uma gestão de compras efetiva, é preciso ter total controle sobre o seu estoque.
Dito isso, agora vamos aos 3 principais pilares de uma gestão de compras:
Mas, por que eles são importantes?
Se você parasse agora para analisar seu estoque de ração, por exemplo. Quantas marcas diferentes você oferece e quantas variações de cada uma?
Digamos que são 10 marcas com 3 variações cada. Todas elas saem mensalmente? Qual é o ciclo de vida de cada pacote, ou seja, quanto tempo demora para vender cada um?
As suas compras de estoque hoje, são baseadas no quê? Você espera o estoque de uma acabar para comprar novamente? Ou repõe todas de uma vez só?
O ideal é que você tenha informações suficientes para que as compras sejam muito mais estratégicas.
Por exemplo, se você sabe que são mensalmente vendidos 30 kg de ração da Premier para cães pequenos, enquanto a ração da N&D só vende 5 kg a cada dois meses, porque não conseguir um desconto maior, comprando logo 35kg ou 40kg da Premier?
Neste cenário, você consegue comprar mais ração por um preço melhor, vende por um preço mais em conta que o seu concorrente e fidelizar mais clientes.
Portanto, quando falamos sobre ter total controle sobre o estoque, significa conseguir ter previsibilidade sobre as vendas.
E, sabendo quanto você vende por mês, também é possível organizar o período de compras da melhor forma.
Afinal, se você decide que irá comprar tal ração de 45 em 45 dias, por exemplo, você já terá em mente quanto tempo demora para fazer o pedido, recebê-lo, organizar o estoque e então, colocar o produto na prateleira.
Assim, os seus clientes que compram sempre com você dificilmente vão se deparar com uma mercadoria fora de estoque.
Isso, sem contar que ter esse processo bem organizado, te dá um poder maior de negociação sobre o fornecedor.
Mas, lembre-se de antes de decidir se é ou não melhor fazer uma compra maior para aproveitar o desconto, de analisar a situação financeira do seu pet shop.
Independente de qual seja o cenário, nunca deixe o seu negócio sem capital de giro.
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Planejamento financeiro para pet shop: 5 dicas para se organizar
Já falamos sobre a importância de ter total controle sobre as entradas e saídas do estoque, assim como o ciclo de vida de um produto para que a gestão de compras funcione.
Mas, existem outros fatores que precisam ser analisados. Como a sazonalidade dos produtos
Se o seu pet shop tem um grande mix de produtos, é preciso ter muita atenção com a sazonalidade de algumas mercadorias.
Apesar da ração não sofrer com mudança de estação, outras mercadorias tem suas vendas bastante atingidas.
Por exemplo, roupinhas e caminhas costumam vender muito mais no outono e inverno, quando a temperatura está baixa.
Já comida úmida, sachês, petiscos gelados e fontes tem uma saída muito maior no verão.
Para fazer a previsibilidade das vendas, você sempre pode usar o período do último ano como referência, para saber quais quantidades comprar.
Conhecer seus níveis mínimos de estoque viáveis é essencial para garantir que seus produtos permaneçam em estoque e disponíveis para compra.
Ter um nível mínimo, significa que você sabe qual é a quantidade mínima que você deve ter armazenado de cada produto.
Isso pode ser calculado observando o volume de vendas de cada mercadoria e levando em consideração o tempo de espera para reordenar.
Analise suas vendas, veja quais itens correspondem a menos de 10% do seu faturamento.
Ao reduzir a quantidade desses itens ou até retirá-los da sua prateleira, você pode abrir espaço para produtos que podem, potencialmente, aumentar seus lucros.
Muitos varejistas têm exceções a essa regra, simplesmente porque mesmo que o produto seja raramente comprado, é essencial para os donos de animais de estimação.
Nesse caso, explore alternativas. Por exemplo, faria sentido vender os itens essenciais de baixo desempenho apenas sazonalmente?
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