Você dá a devida atenção ao layout de loja do seu pet shop?
Por mais que o comércio online hoje tenha ganhado mais importância do que as vendas físicas, a organização da sua loja de produtos per não pode ser deixada de lado.
Com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso buscar diferentes formas, além das tradicionais – como o marketing e as redes sociais – para atrair clientes e vender mais.
Nesse sentido, o layout de pet shop é um dos principais responsáveis por oferecer uma boa experiência de compra aos seus clientes. Ou seja, é um fator decisivo para a fidelização.
Então, se você percebe que os clientes compram uma vez e não voltam mais, nem sempre o culpado é o preço. Talvez, o layout da sua loja de produtos pet não seja convidativo.
Quer saber como melhorar? Acompanhe.
No mercado atual, o cliente é o centro de tudo. Com tanta concorrência, on e offline, os consumidores têm de convencidos a comprar e a permanecer fiel a sua marca.
E investir para que eles tenham uma boa experiência de compra na internet e na loja física é um dos principais caminhos para isso.
Confira a seguir, 8 passos para melhorar o layout de loja de produtos pet e atrair mais clientes.
O acesso do potencial cliente aos produtos do seu pet shop deve ser facilitado e intuitivo. E o melhor jeito de alcançar isso é fazendo uma divisão clara dos diferentes setores.
Dessa forma, caso ele entre buscando algo específico, ele não terá dificuldade em encontrar. Além disso, isso concede mais liberdade para que ele circule pela loja e decida por si mesmo o que levar diante das opções.
Caso a organização dos setores não seja eficiente e ela tenha que questionar sobre a localização de um produto, as chances de ele apenas ir embora sem adquirir nada são altas.
Portanto, divida bem as seções de banho, higiene, alimentação, medicamentos, brinquedos, acessórios, dentre outras. E deixe bem sinalizado onde está cada uma.
Atente-se para que a disposição dos móveis permita que o cliente visualize de longe e rapidamente, onde está cada seção.
Quer facilitar a vida do cliente e ainda aumentar as vendas? Use o cross merchandising.
Essa estratégia para vender mais consiste em posicionar seções ou produtos que se complementam próximos uns aos outros, para que o cliente seja seduzido a levar ambos.
Por exemplo, posicione petiscos perto das rações e petiscos para mau hálito próximo a produtos de higiene bucal.
Ao colocar essas mercadorias próximo a altura do olhar do cliente, você exerce uma influência sutil de que é uma boa ideia levar ambos, já que eles se complementam.
E como consequência, aumenta as chances de elevar o valor da compra.
Contudo, não exagere na quantidade de gôndolas nos corredores. A loja ainda precisa estar com as seções bem dividas e o cliente precisa circular com alguma facilidade.
Além, disso, se você der muitas opções de produtos complementares, isso pode acabar surtindo o efeito contrário e ele acabar acreditando que não precisa levar mais nada, apenas o que comprou.
Portanto, uma forma de acertar em cheio na escolha das mercadorias complementares é buscar no relatório de vendas, quais são geralmente compradas em conjunto.
Leia também: Petshop: como fazer promoção sem prejudicar o lucro
A vitrine é uma peça muito importante para o layout da loja. Afinal, é ela é um dos fatores decisivos para convencer o cliente de entrar. Principalmente, se ele não estiver procurando algo específico. Nesse caso, a vitrine tem a missão de estimular o desejo.
Mas, criar uma vitrine atrativa, vai muito além de apenas posicionar os produtos que tem mais saída ou aqueles que tem um visual mais chamativo.
Para saber o que uma vitrine precisa ter para atrair clientes, acesse o nosso outro artigo “Como criar uma vitrine de pet shop atrativa para o cliente?”.
Clientes gostam de novidades. E isso também vale para o layout de loja de produtos pet.
Claro que, não é preciso mudar tudo de lugar sempre. Aproveite datas especiais, como Black Friday, Natal e a virada de ano para implementar uma nova organização na loja.
O que deve mudar de forma frequente, são coisas pequenas, como produtos em destaque, os que ficam posicionados no balcão e na fila para o caixa.
Essa é uma estratégia que além de ajudar a aumentar as vendas, também estimula a curiosidade dos clientes e a sensação de renovação.
Leia também: 8 formas de diferenciar seu pet shop da concorrência
Independente do espaço em que o seu pet shop está: pequeno, médio ou grande, sempre priorize a circulação dos clientes pela loja.
Nesse sentido, às vezes é melhor contar com prateleiras maiores apenas encostadas na parede, do que implementar corredores muito pequenos ou apertados.
Então, além de não oferecer uma experiência tranquila, onde o cliente pode avaliar as opções com calma, você também acaba demonstrando uma falta de preocupação com quem possui problemas de mobilidade.
Portanto, preocupe-se em deixar a circulação mais fluida o possível.
Lugares mal iluminados dão a impressão de sujeira e falta de cuidado com o local, além de não serem muito receptivos.
Além disso, a falta de iluminação pode prejudicar a visão dos clientes para ler as embalagens ou até mesmo visualizar a localização de cada seção de produtos.
Porém, a iluminação muito clara e forte também pode afastar os consumidores da sua loja, pois tem o poder de causar dores de cabeça.
O ideal é buscar um equilíbrio, tornar o local relaxante e tranquilo para que os clientes circulem com calma e sintam-se bem no local.
Esse espaço perto do caixa é valioso e muitas vezes pouco explorado no layout de loja.
Isso porque, enquanto o cliente está esperando na fila ou aguardando que suas compras sejam somadas, o olhar geralmente se fixa no que está próximo.
E, se o que estiver próximo forem produtos diferentes (como cerveja para cães, coleiras estilizadas, dentre outros), com embalagens chamativas, isso pode gerar uma compra por impulso.
Então, escolha mercadorias que possam chamar atenção e que não tenham um valor muito elevado para estimular essa compra no último minuto.
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