A vitrine de pet shop é o primeiro contato que o cliente tem com a sua loja. É a disposição dos produtos, cores, iluminação e fachada que vão determinar se o consumidor terá vontade de entrar ou não.
E essa escolha afeta diretamente nas suas vendas, lucros e no crescimento do seu negócio.
Então, quer saber como fazer uma boa primeira impressão e atrair o interesse de donos de pet? Continue acompanhando!
O visual é um fator muito importante no marketing. Uma fachada pode definir os preços do seu produto, a imagem que o consumidor tem do seu negócio e principalmente refletir nas vendas.
Quando falamos de lojas físicas, a vitrine é ainda mais importante, porque ela será a principal responsável por atrair quem circula pela região.
Uma fachada bonita, bem iluminada e com o display de produtos bem organizado atrai não apenas os pedestres, mas também estimula a curiosidade de quem passar de carro.
E essa é uma das melhores formas de se diferenciar dos concorrentes. Mesmo que os pet shops locais vendam os mesmos produtos na mesma faixa de preço, o ambiente da loja é um fator decisivo para atrair, estimular a compra e fidelizar.
Além disso, quanto mais caprichada é a decoração do petshop, maior será o valor atribuído as suas mercadorias, permitindo assim que você aumente os preços e lucre mais.
Tem uma loja virtual ou já faz parte do marketplace do iPatas? Então, confira 11 dicas sobre descrição de produtos para impulsionar as vendas.
Para atrair o público, a vitrine de pet shop precisa conseguir refletir bem o valor da sua marca. Confira a seguir dicas de como fazer isso:
Para deixar uma forte impressão no público, é preciso trabalhar bem a comunicação visual tanto da vitrine quanto da fachada.
Portanto, crie uma comunicação visual. Isso inclui tipografias, cores, formatos de logos, fotos ou desenhos de comunicação externa e interna. Tudo isso bem definido ajudará a montar uma imagem atrativa.
Contudo, é importante não exagerar nas cores, já que a poluição visual do local gera efeito contrário e, além de incomodar os clientes, atrapalha a visualização dos produtos.
Na hora de definir o letreiro, opte por originais, mas que sejam de fácil leitura, facilitando a memória visual de seus clientes.
Banners com o nome e a marca da empresa também ajudam a se diferenciar dos pet shops locais.
O olfato que é diretamente ligado a memória emocional pode ser ativado por perfumes e aromatizadores, com fragrâncias que transmitam a sua proposta de valor.
Ou ainda, remeter boas experiencias, como aromas relacionados às estações.
Não é porque é pet shop que a loja tem de estar com cheiro de animais.
Carnaval, Páscoa, Dia do Gato, Dia do Cachorro, Dia dos Animais, Natal, Ano Novo… aproveite as datas especiais para fazer vitrines temáticas.
Além de chamar atenção, você estimula o cliente a entrar e conferir o que tem de diferente.
A vitrine de pet shop não deve receber um visual novo apenas nas Datas Especiais. Em épocas comemorativas, elas devem receber uma decoração especial, mas no restante do ano, também é preciso realizar mudanças.
Não é necessário fazer nada chamativo, mas os produtos e a disposição dos itens deve mudar com uma certa frequência.
Assim, você mantém aquele sentimento de “novidade” entre os consumidores. Portanto, o ideal é fazer a troca ao menos uma vez por mês.
Do mesmo modo que você divulga as promoções nas redes sociais, a vitrine da loja pet também precisa explorar isso.
Então, escolha uma ou duas promoções para deixar em destaque, com o desconto bem visível para o consumidor.
Uma vitrine de pet shop escura, além de não permitir que o cliente visualize os itens e os preços com clareza, passa uma impressão ruim ao cliente.
Portanto, instale pontos de iluminação na vitrine para destacar seus produtos e não esqueça de ligá-los a noite se você fica até mais tarde.
Cuidado para não fazer uma decoração que não remeta em nada o que você vende e o público que atende.
É preciso deixar óbvio que se trata de um pet shop, portanto, aposte em adesivos de patinhas, fotos ou manequins de gatos, cachorros e outros animais.
Você também pode usar elementos que remetam a natureza, como grama sintética, árvores e fontes.
Quando não tiver uma promoção ativa, nem uma data comemorativa próxima, o ideal é usar o seu relatório de vendas para montar a vitrine.
Então, o melhor a se fazer é fazer um mix dos produtos mais vendidos com os que tem pouca saída, mas são diferenciados.
Se sobrar espaço, coloque itens relacionados a outros animais ou escolha um item de cada categoria, para dar uma breve demonstração de tudo o que você vende.
Quando você monta uma vitrine de pet shop com capricho, a primeira impressão será excelente e as expectativas do cliente serão altas.
Então, ofereça boa iluminação organização, limpeza e praticidade também do lado de dentro.
Separe os produtos em categorias para ficar mais fácil do cliente se encontrar e deixe os itens correlacionados um perto do outro: ração perto de comedouro, por exemplo.
Perto do caixa, coloque itens que estimule a compra por impulso, como sachês de sabores diferentes e produtos únicos, como cerveja para cachorro, por exemplo.
Quer aumentar o número de clientes, expandir seu alcance, vender mais e ainda contar com um suporte de marketing? Traga seu pet shop para o iPatas!
Por que esperar que o cliente venha até você, se você pode ir até ele?
Com o iPatas sua empresa está sempre ali, à mão, sempre que o cliente precisar!
Para fazer parte é simples
Os clientes acessam o app, escolhem os produtos, marcam horário para os serviços e fazem tudo por lá.
Se você é pet shop, clinica veterinária, dog walker, pet sitter, hotel, creche, ou outro tipo de prestador de serviço pet e está no Paraná, faça já seu cadastro no maior marketplace de produtos e serviços pet do Estado.