Você tem dúvidas sobre castrar gato?
A castração é um procedimento que pode trazer diversos benefícios para a saúde e bem-estar do seu gato, além de ajudar a controlar a população de animais que infelizmente vivem na rua.
Porém, é normal ter algumas dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, neste texto vamos responder às 10 principais perguntas sobre castração de gatos, de forma simples e direta.
Então, se você quer saber mais sobre o tema, continue lendo!
A castração é uma cirurgia que é feita para remover os órgãos reprodutivos dos gatos. No caso das fêmeas, essa cirurgia é um pouco mais invasiva, porque é preciso cortar a musculatura da barriga para chegar até o útero e os ovários.
Já nos machos, a cirurgia é mais simples, pois só é necessário remover os testículos da bolsa escrotal.
Você sabia que castrar gatos é importante para evitar doenças e problemas de comportamento?
Para as fêmeas, a castração reduz bastante o risco de câncer de mama e infecções de útero. Já para os machos, ela é recomendada principalmente para evitar fugas e diminuir o risco de doenças graves, como o câncer de testículo e doenças do aparelho reprodutor.
Outro benefício da castração é o controle populacional, já que ela evita ninhadas indesejadas e reduz a quantidade de animais abandonados.
A castração também ajuda a diminuir a transmissão de doenças infecto-contagiosas, como o vírus da imunodeficiência felina (FIV).
E como fica o gato depois de castrado? Os benefícios da castração serão sentidos a longo prazo, como uma expectativa de vida maior e um comportamento mais dócil com seus tutores.
A castração é uma cirurgia importante para os gatos, pois ajuda a evitar alguns problemas.
Se você escolher não castrar seu gato, ele pode:
Por isso, é importante considerar a castração como uma opção para manter a saúde e o bem-estar do seu gato.
Algumas pessoas acham que castrar gato é uma crueldade, mas é importante lembrar que o animal não sente dor durante o processo, já que ele é anestesiado. Além disso, a castração não é considerada uma mutilação pelos especialistas em veterinária.
Há ainda pessoas que acreditam que o animal precisa se reproduzir e ser natural, mas não há embasamento científico que comprove isso.
A verdade é que os animais domésticos têm sua forma de vida modificada pelos humanos, e viver solto na rua pode ser perigoso.
No entanto, é importante lembrar que toda cirurgia apresenta riscos, mas escolher um profissional capacitado e fazer exames preparatórios podem minimizar esses riscos.
Não existe uma idade certa para castrar gatos, mas recomenda-se que sejam castrados entre antes do primeiro e o segundo cio em fêmeas e após um ano de idade em machos.
Muitos veterinários preferem realizar o procedimento em gatos filhotes, com cerca de 4 a 6 meses, mas, alguns estudos mostram que castrar muito cedo pode prejudicar o desenvolvimento do gato.
Gatos adultos também podem ser castrados, desde que estejam em boas condições de saúde.
Leia também: Tudo sobre o plano de saúde pet
Depois da cirurgia de castração em gatos, a cicatrização dos pontos pode levar de sete a dez dias, desde que o gato seja bem cuidado e não faça exercícios físicos. No entanto, mesmo assim, alguns gatos podem ficar super ativos e com muita disposição já no terceiro dia depois da cirurgia.
Uma gata castrada pode apresentar sintomas de cio se a cirurgia não for eficaz e ela desenvolver a síndrome do ovário remanescente.
Essa condição faz com que os sintomas sejam muito parecidos com o cio normal. Então, é importante prestar atenção aos sinais do seu gato após a cirurgia para garantir que a castração foi bem-sucedida e evitar complicações.
Quando os gatos são castrados, eles tendem a se tornar mais sedentários e a comer mais. Isso acontece porque a mudança hormonal e comportamental faz com que o metabolismo do animal diminua e ele fique mais preguiçoso.
Para evitar a obesidade, os especialistas recomendam que a alimentação dos gatos castrados seja diferente dos gatos inteiros.
As rações para gatos castrados devem ter menos gordura e mais proteínas, além de fibras que ajudam na saciedade e na eliminação de bolas de pelos. Essas mudanças na alimentação podem ajudar a manter o seu gato saudável e em forma após a castração.
Leia também: O que gato pode comer além da ração?
É bom saber que a castração do gato não tem nenhuma relação direta com a infecção urinária.
No entanto, os gatos castrados tendem a ficar obesos, e a obesidade pode aumentar a chance de infecção urinária.
Portanto, é importante cuidar da alimentação do seu gato após a castração, para evitar que ele fique acima do peso e tenha mais chances de desenvolver problemas urinários.
Os valores variam de região para região, mas, no geral, o valor fica entre R$120 e R$1000.
No Paraná, a campanha Castrapet (castração gratuita para pets) iniciou a agenda de 2023. Saiba quais municípios serão atendidos no site do governo estadual.
Basta digitar “castrapet” no campo de busca.
Também é possível ir em busca da castração gratuita pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os interessados em garantir o atendimento devem acessar o site protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br, na área de eventos, a partir das 12h.
A castração de gatos é um procedimento importante para a saúde e bem-estar do animal, mas requer cuidados especiais.
Após a cirurgia, é necessário:
É importante lembrar que nem todo gato castrado engorda, e que isso depende da alimentação e estímulo adequados. Se houver qualquer alteração no comportamento do gato, é importante procurar um veterinário para avaliação.
Pensando em castrar o gato? Encontre veterinários, remédios, roupa cirúrgica, ração para gatos castrados, brinquedos e muito mais no iPatas!