A Black Friday é um dos principais eventos do varejo. Não é atoa, que a cada ano a data quebra mais recordes, aumentando as vendas de forma significativa.
E neste anos, as expectativas não são diferentes. De acordo com uma pesquisa da Globo, disponibilizada através da Plataforma Gente, 50% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras, um crescimento de 3% em comparação com 2021. Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma aquisição na data.
Contudo, para de fato elevar o faturamento do seu pet shop na Black Friday 2022, é preciso realizar algumas ações.
Vamos conhecer algumas estratégias?
Antes de tudo, é preciso destacar que cada pet shop precisa definir as suas próprias metas a serem batidas nesta Black Friday.
Sabemos que a ideia da data é gerar uma sensação de excesso, urgência, oferecer grandes descontos. Mas, a realidade não é a mesma para todos os negócios.
Portanto, não se pressione para conseguir dobrar as suas vendas. Tome como base os números alcançados em promoções anteriores que você realizou na sua loja e defina a meta um pouco acima.
Agora, vamos às estratégias para conseguir que a sua Black Friday tenha resultados positivos.
Analise bem a situação financeira do seu pet shop antes de decidir quais produtos entrarão na Black Friday.
Nesse sentido, não há necessidade de oferecer descontos em toda a loja. Escolha mercadorias em que você pode reduzir a margem de lucro, e não sacrificá-la.
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Milhares de pet shops competem pela atenção dos consumidores na Black Friday. Que, por sua vez, recebem o mesmo tipo de mensagens de marketing em grande quantidade.
Então, é muito provável que a sua campanha apenas se perca no meio e nem chegue aos clientes.
Como alternativa, você pode antecipar a Black Friday do seu pet shop, para que suas mensagens não se percam entre um milhão de outras distrações.
Para fugir da Semana da Black Friday que se inicia, este ano, no dia 21/11, você pode antecipar o evento para uma semana antes, por exemplo.
Inclusive, essa é uma estratégia utilizada por muitas marcas. Assim que o calendário aponta o inicio do mês de Novembro, muitas lojas já começam a divulgar sua Black Friday antecipada.
Não pense que a Black Friday é apenas sobre descontos.
Você está certo até certo ponto. Os consumidores esperam um desconto atraente durante o evento, mas isso não é tudo que você pode oferecer.
A Black Friday é um bom momento para ir além dos descontos e oferecer mais benefícios aos seus clientes, como frete grátis, brindes e bônus.
Uma boa estratégia é combinar as ofertas da Black Friday com seu programa de fidelidade e oferecer 2x mais pontos para compras feitas neste dia.
É uma tática inteligente para aumentar o número de membros do seu programa de fidelidade e clientes na Black Friday. E o melhor? Não necessita de investimento.
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Como a Black Friday tem o poder de atrair novos clientes, você pode aproveitar isso para desenvolver estratégias para reter esses novos consumidores que chegam . Por exemplo, ofereça um desconto na próxima compra.
Logo após o cliente comprar algo em seu pet shop, durante a Black Friday, envie um e-mail de agradecimento (ou faça isso de forma manual) com um cupom de desconto para incentivá-lo a comprar novamente em sua loja.
Assim, mesmo com a queda nas vendas após o período de pico das promoções (Natal e Black Friday), você ainda terá um bom volume de vendas.
O desconto da próxima compra é um bom começo, mas você também pode oferecer outras vantagens, como um programa de fidelidade.
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Ao planejar as vendas da Black Friday, é essencial considerar formas de promover seu pet shop online para que mais clientes em potencial conheçam os descontos e outros benefícios que poderão aproveitar.
E as redes sociais são as principais ferramentas para conseguir isso.
Você pode fazer postagens mostrando os produtos que estarão com desconto durante a Black Friday no Instagram, Tik Tok, Facebook e até Pinterest.
As possibilidades são infinitas: uma semana antes da data, você pode revelar quanto desconto será oferecido em um determinado produto e divulgar um novo item todos os dias.
Você também pode criar enquetes perguntando aos clientes o que eles querem ver em promoção, antes de começar a planejar as ações da Black Friday.
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Atrair novos clientes é sempre o maior objetivo de todas as lojas na Black Friday. E não tem nada de errado nisso.
Mas, ao focar tanto em conquistar novos consumidores, muitos pet shops se esquecem dos clientes que já têm.
Clientes fiéis são valiosos para uma marca e é importante mostrar que você se importa com eles. Embora a Black Friday seja um momento importante para aumentar a visibilidade e alcançar um novo público, lembre-se também daqueles que compram todos os meses, há um bom tempo.
Você pode usar sua lista de e-mail de clientes e enviar cupons de descontos exclusivos para eles.
Outra estratégia que você pode usar é criar ofertas exclusivas para membros de seus programas de fidelidade, onde o desconto e a quantidade de produtos à venda são maiores para os clientes com mais pontos.
Sem dúvida, uma das melhores ideias da Black Friday para pet shops é usar a tática “Compre mais e economize mais”.
O desconto progressivo é altamente eficaz para fazer com que os clientes gastem mais, aumentando o ticket médio do pet shop durante a Black Friday.
Isso também incentiva os clientes a comprarem produtos diferentes para o pet, como novas marcas de petiscos, sachês e até brinquedos.
O e-commerce é o principal canal de venda durante a Black Friday. Ano após ano, o comércio eletrônico vem batendo recordes no número de vendas, mesmo diante de períodos difíceis na economia.
Alguns números do e-commerce brasileiro:
E quando olhamos para o e-commerce pet, os números não são muito diferentes. Segundo o levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil), o setor registrou um salto de 130% durante a pandemia de Covid-19: o aumento foi de R$ 1,44 bilhão para R$ 3,3 bilhões entre janeiro de 2020 e março de 2022.
Se olharmos apenas para este ano, o e-commerce pet, dentre todos os segmentos que atuam no comércio eletrônico, foi o que liderou as vendas no primeiro trimestre de 2022, com uma participação de 40,9% sobre o faturamento total do e-commerce, movimentando R$ 1,3 bilhão dos R$ 3,3 bilhões nesse período.
Portanto, um dos principais fatores para aumentar as vendas durante a Black Friday 2022 é vender online.
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