Quanto decidimos trazer um cãozinho para as nossas vidas, sabemos que alguns cuidados são necessários, como alimentação, vacina, passeios diários e idas ao veterinário.
Mas quando o assunto é adestramento de cães, a maioria dos tutores acredita que ele só é necessário quando o animal desenvolve comportamentos inadequados.
Ou seja, o adestramento só vira uma opção quando os hábitos já estão arruinando a qualidade de vida do pet.
Neste post, nós vamos te mostrar que este treinamento vai muito além de corrigir atitudes e que muitas vezes, o ideal é iniciar quando o cão ainda é filhote.
Acompanhe!
O adestramento de cães é um treinamento que tem como objetivo dar mais disciplina e qualidade de vida ao seu cãozinho.
Esses e outros benefícios -os quais falaremos a seguir – são adquiridos por meio de uma rotina, onde são ensinados truques de obediência (como dar a pata, sentar e rolar) de forma repetitiva.
Hoje, as técnicas mais utilizadas são o adestramento positivo ou inteligente, onde toda vez que o cachorro faz algo certo, ele recebe algo que gosta em troca (petisco, carinho).
Dessa forma, o doguinho vai entendendo aos poucos que aquela é a melhor forma de se comportar.
Leia também:
Pet Sitter: como funciona a babá pet?
Há quem acredite no mito de que o adestramento de cães deixa os animais robotizados, o que não é verdade!
No treinamento, apenas os comportamentos indesejados como latir para visitas, fazer as necessidades nos locais errados e comer o chinelo são corrigidos.
Como resultado, o cãozinho se torna muito mais obediente e disciplinado. Mas, esses não são os únicos benefícios de adestrar cachorro, seja filhote, adulto ou idoso. Outras vantagens são:
O adestramento é a melhor forma de garantir qualidade de vida ao seu doguinho, já que ele aprenderá a ter autocontrole e não terá mais atitudes que prejudicam sua própria saúde.
Leia também:
Tudo sobre o plano de saúde pet
As dúvidas mais comuns são sobre quando começar o adestramento de cães e até que idade é possível iniciar o treinamento.
A resposta para ambas as perguntas é a mesma: cães de todas as idades podem fazer!
Para os filhotes, assim que eles tomarem todas as vacinas iniciais, já podem começar o adestramento. Quer saber qual é o calendário de vacinação ideal? Confira neste outro artigo.
Já cães adultos também podem realizar. Contudo, é preciso considerar que o aprendizado pode ser mais lento, e os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer.
Cães idosos também podem ser mais lentos, mas por serem geralmente mais calmos e mais tranquilos, eles têm facilidade, já que prestam mais atenção no adestrador ou tutor.
Leia também:
Fevereiro Roxo e Laranja: cuidado com pets idosos
Como mencionamos, o adestramento pode ser feito em filhotes, portanto, não é preciso esperar que o cachorro desenvolva algum comportamento que precise ser corrigido.
Além disso, o treinamento não é só para corrigir, como também para prevenir e conceder mais qualidade de vida ao pet!
Veja alguns exemplos de quando pode ser necessário o adestramento:
Esses são só alguns exemplos de comportamentos que podem ser resolvidos pelo adestramento de cachorros.
Mas, como mencionamos, quanto mais cedo seu cãozinho for treinado, mais disciplinado e sociável ele será e mais qualidade de vida terá!
Leia também:
Saiba como escolher o melhor antipulgas para o seu pet
De fato, existem muitos truques simples, como dar a pata ou sentar que podem ser ensinados em casa, pelo próprio tutor.
Contudo, quando se trata de problemas comportamentais, o ideal é contar com um adestrador de cães, que irá fornecer um treinamento adaptado para a personalidade do seu cãozinho.
Além disso, o profissional de adestramento conhece técnicas que promovem um aprendizado mais tranquilo, rápido e que não resultem em outros comportamentos indesejados. Afinal, eles entendem bem a forma de comunicação dos pets.
E, ao levar seu cãozinho para um treinamento específico, o adestrador pode acabar percebendo outras tendências, que só com a experiência dele é possível identificar.
Isso, sem contar que o treino com ele será muito mais disciplinado. Afinal, talvez você não tenha tempo o suficiente para treinar o seu cãozinho sempre. Como mencionamos, todas as lições precisam ser bem repetitivas!
Leia também:
Vermífugo para cachorro: saiba como protegê-lo corretamente
Se o seu cãozinho está precisando de adestrador de cães, a melhor forma de encontrar um é por meio do maior e mais completo aplicativo de serviços e produtos pet: o iPatas.
Se você está em Curitiba, Maringá, Londrina ou outras cidades do Paraná, basta baixar o aplicativo e buscar por “adestramento”.
Lá, você irá encontrar treinamentos específicos como: uso do banheiro, prevenção de mordidas, obediência, proteção e guarda, socialização de filhotes e outros.
Também é possível escolher entre treinamentos em grupo (caso você tenha mais de um doguinho) e individuais.
Os requerimentos para agendar o adestramento são:
Fêmeas não podem realizar o treinamento durante o período de cio!
Depois de tudo pronto, é só baixar o app, fazer o seu cadastro e agendar!
Vai precisar comprar vermífugo, antipulgas, petiscos e alguns brinquedos? Pede pelo iPatas! Em poucos minutos você recebe os produtos em casa através do nosso delivery!
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.