Quando adotamos um cão, seja um filhote ou adulto, há muitas coisas que queremos ensina a eles. Desde usar o tapete higiênico até pequenos truques, como sentar e deitar.
Mas há uma etapa crítica que você não vai querer esquecer – criar um cachorro independente, que saiba gostar de ficar sozinho.
Embora seja tentador passar horas dando atenção ao seu cachorrinho, isso pode se tornar um problema.
Eventualmente, você terá que deixá-los sozinhos. E como os cães são criaturas incrivelmente sociais, isso pode ser estressante no começo. No entanto, com um pouco de tempo e esforço, você pode garantir que eles fiquem calmos e confiantes sempre que estiverem sós.
Quer saber como? Acompanhe!
Mesmo que você trabalhe de home office e dê muita atenção ao seu doguinho, é impossível ficar com ele o dia todo.
Haverá situações onde você terá de sair de casa, ou simplesmente fechar a porta do escritório para fazer uma reunião.
E se a independência do pet não é estimulada, será nesses momentos que os problemas aparecerão, como:
Além disso, essa dependência contribui também para o desenvolvimento de doenças, como depressão, ansiedade e até dermatite canina.
Portanto, por mais que você ame a companhia do seu melhor amigo, é preciso criar um cachorro independente para que ele tenha qualidade de vida.
Buscar por raças de cachorro independente, pequeno ou grande, para casa ou apartamento pode parecer que é um jeito de “pular o treinamento” e “cortar caminho”.
Mas, não é. As raças independentes são inteligentes e alertas, já que a maioria foi desenvolvida para realizar algum tipo de trabalho. Contudo, isso também significa que esses cães têm mais personalidade e teimosia.
Além disso, são raças que gostam de se manterem ativas e possuir responsabilidades. Portanto, quer dizer que você poderá deixá-los sozinhos e sem fazer nada por muito tempo. Será preciso investir em enriquecimento ambiental para cães.
Algumas raças de cães independentes são:
Cães são muito companheiros e ninguém espera o contrário. Mas, ter um cão ansioso, que busca atenção o tempo todo e faz o maior escândalo quando você sai de casa não é bom para a própria saúde deles.
Confira, a seguir, 7 passos para criar um cachorro independente.
Sinais de ansiedade em animais de estimação incluem tremores, lamber os lábios, andar de um lado para o outro, aumento da salivação, diminuição do apetite, vômitos e diarreia, mastigar, cavar, latir excessivamente, entre outros comportamentos destrutivos.
Se o seu cãozinho apresenta um ou mais desses sinais, é hora de começar a treiná-lo para que ele aprenda a gostar de ficar um pouco sozinho.
Ao fazer o treinamento de independência, garanta que seu cão tenha seu próprio lugar especial, onde ele se sinta seguro e protegido.
Pode ser uma caminha, casinha, ou algum canto da casa onde estejam protegidos das mudanças no tempo e onde gostem de passar o tempo.
Coloque todos os brinquedos dele neste lugar e faça desse cantinho um “lugar onde as coisas boas acontecem”, como receber atenção ou petiscos.
Assim, sempre que ele quiser descansar, dormir, ou se tiver se sentindo ansioso, ele irá para lá para relaxar.
Mesmo se você estiver em casa o dia todo, tente deixá-lo separado de você em alguns momentos. Para a maioria dos cães, 3-5 vezes sozinho por dia pode ser suficiente para ajudar a manter a ansiedade de separação sob controle.
Para isso, você pode usar o reforço positivo para afastá-lo de forma suave, como “vá para sua casa” e envie-os para lá com uma guloseima ou brinquedo.
Fornecer a eles um brinquedo interativo ou um ossinho pode ajudar a mantê-los ocupados.
Para criar um cachorro independente, é fundamental que ao sair e chegar em casa suas interações com ele sejam calmas e discretas.
Em vez de brincar ou fazer aquela festa com eles antes de sair, tenha um momento de carinho relaxado no cantinho preferido dele. Quando você chegar em casa após ficar longe do seu doguinho por um tempo, tente também manter as interações relativamente calmas para evitar que eles criem uma expectativa de chegadas animadas e interações com você.
Também é importante que não reforcemos a ansiedade e o comportamento dependente do nosso cachorro.
Por exemplo: pular, latir, choramingar ou não comer quando você não estiver por perto. Nós sabemos que é difícil, mas o certo a se fazer é ignorá-los. Não olhe ou toque neles. Espere até que fiquem quietos e recompense para reforçar o comportamento desejado. A atenção vem em seus termos, não nos deles!
Para alguns cães, sua ansiedade pode ser comparada a um ataque de pânico dos humanos, fazendo com que eles apresentem comportamentos destrutivos.
É importante entender que os cães com ansiedade de separação não estão “agindo mal” porque seus donos estão ausentes – eles estão sentindo um pânico avassalador sobre o qual não têm controle.
Por exemplo, não pense que seu cachorro começou a fazer xixi em casa de propósito, para se vingar e que pareciam culpados quando você chegou em casa, então ele “sabia” que tinha feito algo errado. Nada disso é verdade.
Os cães têm a capacidade cognitiva de uma criança de dois a dois anos e meio, portanto, embora sintam emoções humanas básicas como felicidade, tristeza, solidão, entusiasmo e alegria, eles não têm a capacidade de sentir culpa ou ter malícia – isso é comprovado pela ciência.
Se o seu cãozinho apresenta problemas comportamentais, é preciso corrigi-los com amor e paciência.
A punição só criará mais medo e ansiedade e piorará os comportamentos problemáticos.
Se o seu cão sofre de ansiedade de separação severa e o treinamento para torná-lo independente não está ajudando – ou piorando -, você deve procurar ajuda de um veterinário ou adestrador.
Se você acha que ainda não é o caso, existem alguns produtos que podem ajudar a acalmar o seu cãozinho, como brinquedos interativos, ossinhos, mordedores e calmantes.
Para facilitar sua vida e garantir que você terá todas essas opções a um clique de distância, baixe o aplicativo do iPatas.
Por lá, você pode agendar consultas, exames, contratar um adestrador e comprar tudo o que o seu pet precisa e receber o seu pedido no mesmo dia, em minutos.
Baixe agora o iPatas, o petshop delivery do Paraná que faltava na sua vida.