Quando o assunto é areia para gato, muitas dúvidas podem surgir. Além do mercado oferecer muitas opções, há tipos diferentes de areias. E cada uma tem características bem distintas.
É preciso se atentar a sujeira que o produto pode deixar pela casa e pelos estofados, preço e absorção.
E quem tem uma preocupação com o meio ambiente, precisa avaliar também os ingredientes e materiais usados.
Isso, sem contar que os gatos são exigentes e podem simplesmente não gostarem da areia que você comprou.
Mas, calma! Para te ajudar a escolher a melhor areia para gato, nós analisamos os principais tipos; vantagens e desvantagens de cada uma.
Vamos conferir? Acompanhe!
São 4 os principais tipos de areia para gatos que existem hoje no mercado e cada uma tem suas particularidades. Confira a seguir.
A areia sílica para gatos é a mais recomendada por especialistas, mas, por outro lado, é também a mais cara.
Mas seu preço é justificado pela qualidade, já que ela possui um alto poder de absorção e consegue neutralizar os odores.
Uma das principais vantagens dessa areia é que ela muda de cor quando está muito suja, facilitando a visualização do tutor e avisando que é hora de limpar a caixinha.
Esse tipo de areia para gatos é indicada, principalmente, para gatos que passam muito tempo sozinhos em lugares pequenos e com pouca ventilação.
A areia sílica é ideal para gatos que ficam alguns períodos sozinhos em casa e para ser usada em locais com pouca ventilação.
A sílica é considerada uma das melhores areias para gato pelo seu alto custo benefício, já que ela costuma durar mais do que as outras.
Então, se você está pensando em comprar essa, faça um teste com um pacote. Veja quanto dura e depois, faça as contas para ver se realmente vale a pena e se o orçamento permite.
Outra opção é o granulado higiênico. Dentre as opções, é o menos utilizado entre os tutores. Mas, assim como os outros tipos de areia, ele também possui suas vantagens e desvantagens.
Semelhante ao substrato higiênico utilizado para roedores, ele é geralmente composto de materiais biodegradáveis como cereais ou madeiras de reflorestamento.
E justamente por ser produzido dessa forma, é que seu descarte é facilitado: pelo vaso sanitário.
Algumas marcas ainda possuem elementos aglutinantes, que fazem com que o substrato fique mais concentrado e formem “bolas” ao redor das necessidades do gato, facilitando a limpeza.
A biodegradável é uma das melhores quando o assunto é areia para gato que não deixa cheiro, absorve bem os dejetos e ainda ser bem aceita pelos felinos.
Geralmente, esse tipo de areia leva milho ou mandioca na sua composição e por ser biodegradável, também pode ser descartada diretamente no vaso sanitário.
A única desvantagem é o preço um pouco elevado. Outro ponto a ser considerado: é preciso acertar no tamanho e na granulação. Se muito fina, pode grudar muito na pata dos felinos, espalhando por toda a casa.
Mas, após acertar nisso, não tem mais erro. E, provavelmente, ela vai se tornar o seu tipo de areia preferida.
Por último, temos a areia higiênica comum, facilmente encontrada em pet shops. A composição varia muito de marca para marca, mas, geralmente, não é biodegradável.
Esse tipo de areia é bem popular devido ao preço, que é muito mais baixo quando comparado às outras.
Possui diferentes tipos de tamanho e granulações. Algumas marcas destacam-se pela formação de torrões duros, mas, no quesito inibir odores, ela deixa muito a desejar.
Em relação ao quanto ela se espalha pela casa, há aquelas que vão ser encontradas em todos os lugares da casa e outras que nem tanto.
Mas, é muito comum o gatinho acabar deixando marcas das patas no sofá e outros estofados.
No tópico anterior, listamos as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de areia.
Mas, para que você consiga escolher realmente o que vai atender você e seu felino da melhor forma, nós resolvemos listar características que você deve levar em conta ao escolher.
Confira a seguir!
O preço e o tipo de areia influenciam muito quando nós buscamos o melhor tipo de areia. Mas, além desses dois fatores, tem um que é ainda mais importante: a composição.
Por isso, vamos listamos as características dos materiais mais encontrados:
A melhor areia para gatos não pode oferecer apenas uma boa absorção, ela precisa ser rápida para evitar que o felino deixe pegadas pela casa toda.
Então, a formação de torrões deve ser ágil e não lenta. Geralmente, é possível encontrar essas informações nas embalagens dos produtos.
Areia para gato que não deixa cheiro é o sonho de muitos tutores. E, como mencionamos, ela existe.
Contudo, é preciso se atentar aos materiais usados para alcançar esse efeito. Isso porque, existem substâncias que podem causar alergia aos gatos.
O ideal é que na composição o produto tenha matérias-primas naturais, que oferecem uma ótima neutralização e não prejudicam a saúde do seu felino.
Esperamos que com as informações que reunimos, escolher a areia para o seu gato se torne uma missão mais fácil. Mas, não deixe de observar se o felino vai se adaptar bem a sua escolha.
Decidiu qual é a melhor areia para gato? Então, que tal escolher o produto, realizar a compra e receber o seu pedido na sua casa em minutos?
No iPatas, você encontra desde a melhor areia para gato, até acessórios, rações, petiscos, consultas veterinárias, vacinas e tudo o que seu gatinho precisa para viver bem.