Todo consumidor gosta de uma promoção. E de fato, oferecer descontos é uma das principais estratégias para atrair clientes e vender mais.
Afinal, muitos não perdem a oportunidade de compra ao encontrar preços bem mais vantajosos do que estão acostumados.
Mas, apesar de ser um método de sucesso, o pet shop deve planejar muito bem os descontos que oferece. É preciso fazer as contas para não prejudicar o financeiro e definir bem as regras da promoção.
A seguir, confira dicas essenciais de como fazer uma promoção atrativa e financeiramente saudável.
Ao planejar uma promoção, é possível visualizar com mais facilidade qual foi o retorno da campanha, qual foi o nível de participação do seu público e quais produtos despertam mais interesse.
Para um bom planejamento, siga os passos a seguir.
Além de oferecer descontos sobre produtos selecionados, existem outras estratégias de promoção. Cada uma possui um objetivo diferente e dependem muito da verba que você tem disponível para serem bem sucedidas.
Alguns exemplos:
Todas essas ações demandam que o pet shop reduza seu lucro sobre os itens. Por isso, é fundamental conferir antes se há caixa e margem para realizar essas promoções.
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Ao realizar uma promoção, além de diminuir o lucro, é preciso também investir na divulgação.
Afinal, de nada adianta oferecer grandes descontos se o público não tiver conhecimento do evento. Portanto, ao calcular o investimento, é necessário incluir também os custos de marketing.
Feito esse cálculo, é preciso saber também quantos itens você precisará vender, no mínimo, para ter algum retorno sobre o investimento.
Contudo, tenha em mente que nem sempre ele será imediato. Principalmente se o objetivo for o aumento na fidelização.
Isso porque, geralmente, os tutores realizam compras mensais para seus animais de estimação. Então, é fundamental monitorar pelo menos o próximo mês para avaliar o retorno.
Antes de sair gerando cupons e definindo os descontos que serão concedidos, é preciso saber qual é a sua margem de lucro sobre cada produto do seu pet shop.
Para obter essa informação, calcule todos os custos envolvidos. Incluindo embalagens, armazenamento, despesas de compra e entrega do fornecedor, dentre outros.
Só então é possível avaliar quanto é possível fornecer de desconto sem que o funcionamento do estabelecimento seja prejudicado.
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Para aumentar as chances de sucesso da promoção, crie um senso de urgência no consumidor. Nunca faça uma promoção longa ou sem prazo determinado para acabar.
Quanto menos tempo o consumidor tiver para pensar, mais ele será estimulado para realizar a compra e aproveitar o desconto.
Contudo, cuidado para não determinar um prazo muito curto e não conseguir divulgar a promoção a tempo.
Por isso o planejamento é essencial. Sempre comece a divulgar a promoção alguns dias antes de seu início.
Outra técnica muito utilizada é adicionar “Até que durem os estoques” a campanha, dando a impressão que a procura pelos itens é alta e que para garantir o produto, é preciso adquiri-lo o quanto antes.
Mas, atenção. Ao utilizar esses dizeres, é preciso promover bons descontos em produtos que, de fato, tenham boa saída.
Isso porque, se o cliente se deparar com produtos e marcas desconhecidas, vai ser difícil ele acreditar que a procura está realmente alta.
Grandes pet shops do mercado vão oferecer maiores descontos e melhores condições que você pode oferecer. Isso é algo que você provavelmente já está acostumado.
Isso acontece principalmente porque eles fazem compras maiores com os fornecedores. Portanto, você não deve tentar igualar os preços que eles oferecem.
Além de prejudicar o financeiro do seu negócio, você acostumará sua clientela a sempre esperar essas reduções de preços enormes.
Baixar demais os preços de uma hora para outra, a não ser que seja Black Friday, também pode fazer com que seus clientes percebam que eles normalmente pagam um preço muito maior do que o ‘verdadeiro’ valor da mercadoria.
Todo pet shop, ao fazer uma promoção, deve se atentar as datas especiais deste mercado, como Dia Mundial dos animais, Dia do Gato e do Cachorro.
Muitos tutores costumam presentear os pets nessas datas, ou então aguardá-las com expectativa para enfim comprar aquele brinquedinho ou arranhador mais caro.
Portanto, planeja condições especiais para oferecer nessas datas, decore o seu pet shop com a temática e fique de olho nas ações que o iPatas faz no marketplace para atrair novos clientes e aumentar suas vendas.
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Como criar uma vitrine de pet shop atrativa para o cliente?
Que cliente que não gosta de receber mimos? Principalmente quando é para o seu bichinho. O consumidor se sente valorizado e entende que seu pedido foi separado com cuidado.
Mas, é importante destacar que brinde é diferente de amostra grátis!
A amostra grátis têm o objetivo de apresentar um produto para o consumidor, estimulando assim, a venda.
Já o brinde, é para aumentar a retenção e fortalecer o laço com os que já estão fidelizados.
É claro que, oferecê-los também tem um custo, que precisa estar relacionado no planejamento financeiro.
Mas, não se preocupe em fornecer itens caros. Foque no bilhetinho que vai junto com o pedido.
O último, porém um dos passos mais importantes ao fazer uma promoção é trabalhar na divulgação!
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