Quem vende pela internet precisa estar atento a alguns detalhes que têm uma grande influência sobre a decisão de compra do consumidor e como consequência, no lucro do negócio.
Um desses fatores é a descrição de produto, aspecto importante na apresentação, persuasão e na otimização do site para atrair visitantes.
Quer saber como elaborar descrições atraentes para a sua loja virtual dentro do marketplace do iPatas? Continue a leitura e veja 11 dicas valiosas!
Ter diferenciais é essencial para se destacar e conquistar a preferência do consumidor diante do cenário competitivo que é vender pela internet.
Caprichar na descrição de produtos não só melhora a experiência do cliente, como pode ser decisiva para a conversão.
Veja, a seguir, dicas práticas de como fazer descrição de produtos bem elaboradas.
A utilização de palavras-chaves na descrição de produtos é um dos fatores principais para destacar os produtos do seu pet shop no marketplace do iPatas.
Em outras palavras, significa que se você usar os termos de busca relacionados às suas mercadorias da forma correta, isso contribui para que o seu produto apareça primeiro na busca quando o cliente pesquisar sobre ele no site.
Como buscar palavras-chaves?
Você pode usar o Google Trends, o Ubersuggest e o Keyword Tool, dentre outras.
Basta inserir o nome de um produto e ver quais são as palavras-chaves relacionadas que aparecem.
Mas, atenção, não insira todas as palavras que você encontrar na descrição de uma forma solta. É preciso inseri-las no texto da descrição de forma natural e sem exageros.
Como o seu produto ajuda o cliente a resolver o problema que ele tem? Quais são os benefícios que ele fornece? E os atributos que comprovam a qualidade?
Todas essas perguntas devem ser respondidas na descrição do produto. Construa o texto de forma que o cliente se identifique com os problemas e então, considere o seu produto como solução.
Tem loja física? Então, confira nossas dicas de como montar uma vitrine de pet shop para atrair clientes.
Produtos como arranhadores, caminhas, bebedouros, dentre outras mercadorias físicas precisam ter suas informações técnicas nas descrições.
Portanto, indique as medidas corretas da mercadoria para evitar insatisfação e prejuízos com trocas e devoluções.
Assim como as medidas, o material e a composição dos produtos também precisam ser informadas.
São essas informações que irão demonstrar ao cliente requisitos como durabilidade e qualidade.
Além disso, a composição de itens de alimentação é fundamental para o tutor avaliar se aquele produto não prejudica a saúde do seu pet, que pode ter algum problema de saúde.
Desenvolva títulos inteligentes, utilizando as principais palavras-chaves relacionadas ao seu produto.
Por exemplo, digamos que um dos produtos comercializados pelo seu petshop no iPatas é o bravecto.
Pesquisando, as 5 primeiras palavras-chaves relacionadas são:
Como indica a pesquisa, o kg é uma característica importante do produto. Mas, também é preciso considerar que muitas pessoas irão pesquisar apenas “anti pulgas” ou “carrapato”.
Portanto, opções de títulos otimizados seriam:
Tudo depende do espaço disponibilizado para o título.
Elaborando um título otimizado você aumenta as chances do cliente encontrar o seu produto no marketplace.
Fotos e vídeos são excelentes aliados para influenciar a decisão de compra do cliente. Principalmente tratando-se de um marketplace de produtos pet como o iPatas.
Melhor ainda, se for adicionado não apenas fotos dos produtos, como também imagens de pets fazendo o uso daquele item.
Esses recursos visuais têm o objetivo de atrair a atenção do cliente, demonstrar a qualidade da mercadoria e atuar como prova social.
As palavras sensoriais (sinestesia) é quando utilizamos palavras para descrever sensações. Por exemplo:
olhar penetrante (visão + tato), risada gostosa (audição + paladar), cheiro azedo (olfato + paladar), resposta seca (audição + tato).
O uso dessas palavras tem o poder de criar uma conexão com o consumidor que lê a descrição do produto, estimulando sua imaginação. Essa técnica contribui e muito para o aumento da taxa de conversão.
Portanto, use adjetivos que estimulem uma sensação. No caso do bravecto, por exemplo, pode-se dizer que o produto promove o alívio da coceira. E que o produto não possui aquele gosto ruim de remédio, seu cãozinho fica protegido enquanto se saboreia com o gosto de fígado.
Erros gramaticais acontecem, é verdade, mas quando ocorrem na descrição de um produto eles podem afetar negativamente a imagem sobre a mercadoria e sobre a sua loja.
Essas falhas acabam desvalorizando o item e o seu negócio, interferindo negativamente na decisão de compra.
Por isso, elabore as descrições dos produtos com calma e de forma organizada.
O Google tem sempre o objetivo de encontrar bons resultados para as pesquisas dos consumidores.
Então, quando ele encontra muitas páginas iguais, ele entende que elas não são relevantes para serem mostradas nas pesquisas.
É claro que, tratando-se de remédios para pets, é esperado que as descrições dos produtos fiquem parecidas. Porém, é importante que elas não fiquem iguais.
Portanto, a lição é clara: não copie e cole a descrição de outros sites, como páginas de concorrentes e fornecedores. Produza sempre descrições originais. Use as informações fornecidas pelos fabricantes, mas não se limite a elas.
Basta pesquisar qualquer mercadoria no Google para encontrar dúvidas dos clientes. Use isso ao seu favor e insira esses questionamentos – e as respostas – na descrição do seu produto.
Isso não só ajuda a posicionar melhor o seu produto dentro do marketplace do iPatas, como também já impede que o cliente deixe de comprar a mercadoria por ter alguma dúvida.
Evite blocos de parágrafos e textos gigantes na descrição dos seus produtos. Para atrair o cliente, é preciso que a leitura seja facilitada. Para isso:
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