Gato vomitando ração é um problema comum enfrentado pelos tutores. No entanto, só o aspecto do vômito, a frequência e outros sinais podem indicar se é algo sério ou apenas uma regurgitação.
Geralmente, as colorações mais comuns do vômito são amarela, marrom e até transparente e contém pedaços de ração mastigados.
Esse é um sinal que por algum motivo a digestão do alimento não foi feita como deveria. E as causas para isso podem ser desde a presença de bolas de pelo até uma doença gastrointestinal.
Por isso, é preciso analisar cada caso. Mas, antes de ir ao veterinário, é preciso observar tanto o comportamento do bichano, quando alguns aspectos do vômito, para determinar qual é o grau de urgência.
Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre gato vomitando ração para te ajudar a saber o que fazer. Acompanhe!
Existem alguns motivos que podem estar fazendo o seu gato vomitar ração. São eles:
Se o seu gato está vomitando sempre após comer, pode ser que seja apenas regurgitação. Isso ocorre porque o alimento leva um tempo até chegar ao estômago. E, se o gato comeu muito depressa, ou muito, o organismo pode expelir esse excesso para fora.
Leia também: Sachê para gato faz mal? Descubra!
Caso você tenha trocado a ração o seu gatinho recentemente, esta pode ser a causa pela qual ele está vomitando. Há a possibilidade de ele estar com alergia ao alimento.
Neste cenário, volte com a ração anterior e observe se ele, mesmo assim, continua vomitando.
Leia também: Gato espirrando? Saiba o que pode ser e o que fazer
Agora, se o seu gato vomitando não tem nada a ver com a ração, ou seja, acontecem de forma aleatória durante o dia, a bola de pelo pode ser o motivo. É algo muito comum e nada grave. Ainda nesse texto daremos dicas de como preveni-las.
A ingestão de medicamentos também podem levar o seu gato a vomitar. Em casos de vermífugos, isso é normal. Mas, se outros remédios tiverem sido a causa, informe o veterinário.
Leia também: Março Amarelo alerta para doenças renais em cães e gatos
Além dessas causas mais corriqueiras, o gato vomitando ração pode indicar algumas doenças, como:
Por isso, se o seu gatinho está vomitando de forma frequente, está apático, não está se alimentando normalmente e não está ingerindo água, é preciso se preocupar.
Então, antes de levá-lo ao veterinário para um diagnóstico correto, reúna informações como:
Desde que o vômito do seu gato não esteja atrelado a alguma das doenças que listamos, existem algumas ações de prevenção como:
Isso evitará que o gato como muito ou muito rápido, evitando que ele regurgite. Outra forma de evitar que ele se alimente muito rápido é usando brinquedos interativos.
Com esses brinquedos, a ração é liberada aos poucos, na medida em que ele movimenta o brinquedo.
Dessa forma, ele também gasta energia e ainda estimula o seu instinto caçador. Um exemplo é o Brinquedo Ocupacional Redondog que você encontra no iPatas.
Rações úmidas ajudam a melhorar a digestão e ainda mantém o seu gato hidratado, já que possuem uma maior quantidade de água. Aqui você encontra diversas opções, de diferentes marcas e sabores.
Leia também: Cuidados com o pet no inverno: como proteger cães e gatos
Faça a mudança sempre de forma gradativa, assim você vai perceber com mais facilidade se a nova ração causa alguma reação no seu gato.
A forma ideal de fazer isso é misturando 25% da nova em 75% da antiga e aos poucos ir aumentando.
Leia também: Fevereiro Roxo e Laranja: cuidado com pets idosos
Para evitar bolas de pelo, o melhor a se fazer é escovar o pelo do gato algumas vezes por semana. Se possível, diariamente. Dessa forma, você evita que as bolas se formem no sistema digestivo.
Encontre diferentes modelos de escova aqui.
Leia também: O que gato pode comer além da ração?
Assim que o gato vomitar, limpe imediatamente o local. Isso porque, alguns gatos podem querer ingerir novamente o que foi expelido.
Tire também a ração e a água de alcance por 1 hora. Caso ele não volte a vomitar neste período, ofereça-os e observe a reação.
Leia também: Pet Sitter: como funciona a babá pet?
Tanto o Vonau como o Dramin são medicamentes que são frequentemente usados para evitar náuseas e vômitos em pets, principalmente em situações de viagem.
No entanto, a automedicação é perigosa, já que o tutor não saberá exatamente a quantidade e a dose certa que deve ser oferecida.
Portanto, o recomendado é oferecer apenas ¼ para o gato parar de vomitar e em seguida levá-lo imediatamente ao veterinário.
Relate tudo ao especialista e, se possível leve também uma foto do vômito e a embalagem do remédio. Dessa forma, ficará mais fácil para o médico decidir quais exames serão solicitados para investigar o caso.
Lembrando que, se você está no Paraná (Maringá, Londrina, Curitiba e outras cidades), você pode agendar uma consulta ao veterinário através do iPatas. Inclusive, há também a opção de atendimento em casa, caso o seu gato esteja muito mal.
Além disso, pelo aplicativo você também pode adquirir toda a medicação que for passada. E a entrega é super rápida, pois acontece por meio do nosso delivery!
Viu só? O iPatas tem tudo o que o seu gatinho precisa! São mais de 5 mil produtos e serviços para você cuidar muto bem dele! Baixe já o app!