Como seu pet shop se diferencia da concorrência?
O mercado pet deve ter um crescimento de 14% em 2022, segundo estimativas do Instituto Pet Brasil (IPB).
E o e-commerce é o canal de compra que mais cresce no setor. Entre 2020 e 2021, o aumento foi de 48%.
Esse cenário, apesar de próspero, indica que há cada vez mais concorrentes de pet shop, sendo extremamente necessário se diferenciar, seja no atendimento, no modo de vender e até investindo em tecnologia.
Quer saber como sair na frente da concorrência? Confira nossas dicas a seguir!
Atualmente, a maioria dos clientes dá muito mais valor à experiência do que a outros fatores como preço.
E quando o assunto é experiência de compra, a personalização é um fator essencial para melhorá-la, tanto nas lojas virtuais como nas físicas.
Portanto, conhecer seu cliente é um importante diferencial em pet shop. Saiba suas preferências, desejos, problemas e perfil do animalzinho.
Dessa forma, será muito mais fácil criar campanhas de marketing e conteúdos para redes sociais que ajudem a fidelizá-lo e enxergar o valor do seu serviço.
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Ao invés de gastar tempo e energia pensando em como oferecer serviços diferenciados de pet shop, pense em como criar valor para o seu negócio.
Oferecer uma experiência personalizada, como mencionamos no tópico acima, é importante, mas não é o suficiente.
Forneça brindes, descontos, vale-presentes, ofertas exclusivas. Isso fará com que o cliente sinta-se beneficiado em comprar no seu pet shop.
Além disso, essas ações geram engajamento e fortalecem o relacionamento com o consumidor, estimulado a se tornar um advogado de marca.
Ou seja, ele se transformará em um cliente fiel, que priorizará seu pet shop e ainda irá colaborar na divulgação do seu negócio, gerando um marketing boca a boca.
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O atendimento, antes e depois da venda, é uma das principais formas de se diferenciar da concorrência em pet shop.
Isso porque, esse canal de comunicação entre negócio e cliente é o principal responsável por definir se o cliente voltará ou não a comprar.
E quando falamos de atendimento, ele abrange todos os canais de venda do seu pet shop: site, WhatsApp, Redes Sociais, Marketplace e presencial.
O tom de voz usado, a eficiência e agilidade devem seguir o mesmo padrão em todos, sem exceção.
E para saber qual é o nível de atendimento que você anda oferecendo aos seus clientes, a melhor forma de medir a qualidade é através de formulários simples, onde o consumidor dá uma nota de 0 a 5 ou 0 a 10.
Esse processo deve ser feito com certa frequência, para que o seu pet shop consiga acertar os problemas assim que eles surgirem e evitar o afastamento de clientes.
Muitos tutores também são muito engajados com a causa animal e, mostrar que o seu negócio também se preocupa com o bem-estar de pets que foram abandonados, fortalece a relação com o consumidor.
Então, faça parcerias com ONG ‘s da sua região e use suas redes sociais para conscientizar o público sobre temas como o abandono e os maus tratos.
Faça campanhas de doações de rações, cobertores, roupinhas, vacinas e até medicamentos, como anti-pulgas.
Outra opção é realizar feiras de adoções em conjunto com as ONGs.
A rede social é a principal ferramenta para aproximar os clientes do seu pet shop, além de fornecer conteúdo relevante e divertido, divulgar as ações de marketing e os produtos.
Portanto, essas plataformas não devem ser ignoradas. E sim, usadas a favor do seu pet shop.
Faça o planejamento dos posts e dos reels, invista em links patrocinados e faça parcerias com influenciadores para divulgar o seu pet shop.
Outra forma de se diferenciar da concorrência no mercado pet e atrair novos clientes é realizando eventos na sua loja.
Nesse sentido, as datas comemorativas específicas do setor como o Dia do Gato ou datas como Natal, Páscoa e outros feriados podem ser usados como temas para eventos especiais.
Uma ideia é um concurso de fantasia de Halloween, por exemplo. Defina um prêmio para o vencedor e aproveite a oportunidade para realizar uma grande promoção.
A vitrine é o principal chamativo para os clientes que circulam na região. Ela é a responsável por passar a primeira impressão da loja para o cliente e estimulá-lo ou não a entrar.
Além disso, quanto melhor decorada, iluminada e organizada, maior será o valor atribuído aos produtos ou serviços que você oferece no seu pet shop.
Se você quer saber como montar uma vitrine de pet shop que atraia clientes, nós já temos um artigo aqui no blog com esse tema. Confira nossas dicas.
Segundo pesquisa da CupomValido, Brasil é 1º no ranking mundial de crescimento das compras online.
Um hábito que começou na pandemia, mas que ao invés de diminuir diante da reabertura dos comércios só está crescendo cada vez mais. Hoje, fazer compras online já faz parte da vida do brasileiro de todas as idades.
De acordo com o levantamento da ConQuist Consultoria, 71% dos entrevistados passaram a preferir as compras online mesmo depois da pandemia.
Portanto, por mais que a loja física ainda tenha sua importância, o pet shop que não vende seus produtos ou serviço on-line não só está perdendo um número enorme de potenciais clientes, como também está sendo engolido pelos concorrentes que estão na internet.
Sabe aquele famoso ditado “quem não é visto não é lembrado”? Atualmente, ele pode muito bem ser atualizado para: “quem não é visto online, é esquecido”.
Então, como vender online? É preciso criar um site ou uma loja virtual? Não!
Se você tem um pet shop ou oferece qualquer tipo de serviço para pets (clínica veterinária, passeador, pet sitter, banho & tosa, fotográfo, dentre outros) e está no Paraná, existe uma opção sem custos para você vender online e alcançar mais clientes: o marketplace iPatas.
Com o iPatas sua empresa está sempre ali, à mão, sempre que o cliente precisar!
Os clientes acessam o app, compram os produtos, marcam horário para os serviços, agendam a hospedagem do pet, fazem tudo por lá.
E o serviço de entrega dos itens? É por nossa conta! Nosso delivery busca os itens na sua loja e leva até o cliente em questão de minutos.
E o seu pet shop ainda ganha todo um suporte de marketing da nossa equipe: suas promoções são divulgadas nas nossas redes sociais e ficam em destaque no nosso aplicativo.
Para fazer parte do maior marketplace de produtos e serviços pet do Paraná, é simples: